Ideias Positivas

“No Balaio” se firma como movimento de fortalecimento do empreendedorismo feminino

Atualizada em 09/03/2020 às 10:25
Por Richelle Bezerra

Iniciativa realizou evento voltado ao Dia Internacional da Mulher no Centro Histórico de João Pessoa

A palavra sororidade nunca esteve tão em alta. Pode ser interpretada como a união de mulheres que compartilham os mesmos ideais e propósitos...uma verdadeira relação de irmandade. E foi com esse objetivo que surgiu uma iniciativa que vem se fortalecendo, cada vez mais, no cenário empreendedor da Paraíba: o movimento coletivo “No Balaio”. São mais de 200 marcas de mulheres empreendedoras que se uniram visando o desenvolvimento da economia local.

 “Nossos produtos têm uma cara inovadora, que atrai jovens e famílias, de forma contemporânea”, disse a responsável pelo “No Balaio”, Karina Batista.

As ações dão visibilidade ao produtor local e proporcionam a possibilidade de capacitação e engajamento de suas marcas. Durante os eventos, o público tem a chance de comprar diretamente de quem produz, conhecendo de perto os artistas... olho no olho. É um mergulho na cultura local, através da gastronomia, artesanato, designer, moda, decoração e atrações artísticas.

Élida Maia, de 37 anos, é uma das integrantes do Coletivo “No Balaio”. Em 2012, tinha emprego formal na área de administração de empresas, mas não estava satisfeita. Aos poucos, começou a perceber que o seu filho, hoje com 7 anos, estava crescendo sem um contato mais próximo da mãe. Maia tinha uma vida corrida e pensou em como conseguiria equilibrar melhor o seu tempo para estar perto do filho e da família. Foi aí que ela decidiu fazer uma transformação em sua vida e apostou no artesanato. Hoje, o “Maia Inspira” (@maiainspira) faz a empreendedora se sentir realizada. A história completa dessa jovem guerreira já foi contada aqui no portal Ideia Positiva (Clique AQUI para rever).

Elas por Elas

No Dia Internacional da Mulher, o Coletivo “No Balaio” realizou, em João Pessoa, um de seus eventos com muitos serviços, feira criativa, música e animação. Foi o lançamento do projeto “Elas por Elas. A programação gratuita ocorreu como parte da Vila Criativa, na Vila Sanhauá, Centro Histórico da capital paraibana. Houve, ainda, os shows de Renata Arruda e Sandra Belê.

Além das marcas expositoras e dos shows musicais, quem compareceu viu uma programação direcionada às mulheres com práticas integrativas de autocuidado, yoga, dança, mães que meditam, uma roda de conversa sobre autoimagem e um espaço para cuidados com a beleza. Para as crianças, teve pipoca, algodão doce, pula-pula e cama elástica. Atividades lúdicas também fizeram parte da programação, com palhaços, pintura de rosto, entre outras.

Além do evento, serão realizadas ações de capacitação e desenvolvimento das mulheres ao longo de todo o mês de março.

Vila Criativa

O projeto “Villa Criativa” é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de João Pessoa e realização do No Balaio com o apoio do Sebrae, do Instituto Rede Mulher empreendedora, Associação Balaio Nordeste, Villa Sanhauá, AnimaCentro, Funjope, João Pessoa Cidades Criativas da Unesco, Secretaria de Esportes, Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres e Secretaria de Habitação.

Relacionadas

Novas atualizações

Mais lidas