Ideias Positivas

Nerds empreendedores!

Atualizada em 31/07/2021 às 09:29
Por Richelle Bezerra

Jovens apostam na paixão pelo mundo geek e vendem até 200 produtos personalizados, por mês


Apaixonados por filmes, desenhos e histórias em quadrinhos, Ícaro Matheus Nóbrega Santiago, de 24 anos, e Gabriela Dias de Oliveira, de 25, nunca imaginaram que poderiam se dar tão bem investindo, comercialmente, no mundo geek (nome dado aos fãs de tecnologia, eletrônica, jogos e afins). “Nós já gostávamos da área, mas não pensávamos em empreender com ela. Percebemos uma demanda de mercado e decidimos apostar nisso”, declarou Ícaro. Eles criam produtos personalizados, principalmente luminárias, chaveiros e quadros. No início foram três pedidos... Hoje, esse número chega a 200 num único mês.


Ícaro conta que tudo começou quando ele observou o trabalho da mãe de Gabriela (namorada dele). “Ela produz peças de artesanato e para decoração de festa. Quando comprou uma máquina de corte, eu percebi que dava para criar uma luminária com uma temática de algo que gosto muito: o mundo Marvel”, disse o jovem se referindo à empresa conhecida por criar personagens como Homem de Ferro, Homem Aranha, Capitão América, Hulk e tantos outros. A luminária com o nome “Marvel” ficou tão legal que Ícaro rapidamente viu a repercussão e os pedidos para fazer outras e colocar à venda. Ele comercializou a que produziu e decidiu fazer mais.

“Foi aí que conversei com a Gabi e decidimos apostar nisso. Criamos um perfil no Instagram (@imaginerdloja) e produzimos outras três peças parecidas para testar os pedidos. Vendemos rapidamente. Era a certeza de que deveríamos investir nossas expectativas ainda mais”, lembra. Ícaro aprendeu a desenhar no Corel Draw (programa de computação gráfica) e a usar melhor a máquina de corte, aprimorou os conhecimentos sobre a parte elétrica e se dedicou ao novo negócio. Gabi passou a planejar, um pouco mais, a parte administrativa e de logística.


“O pulo do gato”


O casal conta que as oportunidades começaram a se fortalecer depois que eles passaram a expor os produtos em feiras e outros eventos parecidos. O primeiro desses momentos foi numa exposição em um cinema de João Pessoa, durante a estreia do filme “Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald”. Os produtos expostos foram oferecidos como brindes para os visitantes, uma estratégia de divulgação espontânea.


“Nós mesmos somos o público-alvo da nossa marca e, por isso, planejamos estratégias que sejam interessantes para nós enquanto consumidores. Isso facilita muito”, disse Ícaro.


Equilíbrio


O jovem diz que sempre teve vontade de empreender, só não sabia com o quê. “Normalmente tenho muitas ideias, às vezes falta até foco. Gabi é mais centrada, mais controlada e esse equilíbrio é super importante para o negócio”, pondera.  


Esse bom senso complementar entre o casal faz com que os resultados surpreendam. O reconhecimento da Imaginerd é cada vez maior, graças ao empenho dos empreendedores e às formas de divulgação. “O nosso principal canal de vendas é o Instagram, mas as participações em eventos nos proporcionam o contato olho no olho, o feedback imediato. O network funciona muito bem nesses locais e surgem mais convites de participação, até fora do estado”, diz Ícaro. O casal já teve encomenda até para desfiles de moda internacionais, cabides personalizados usados em eventos na França.


Mas, o envio dos produtos não é nada fácil. E essa questão está entre as principais dificuldades encontradas pela marca. A falta de conhecimentos sobre gestão é outro ponto crucial.


“Não somos educados para empreender”


Ouça o que diz Ícaro:


Ícaro fala sobre o que considera maior dificuldade para empreender

Futuro


Atualmente, Ícaro e Gabi trabalham pelo fortalecimento da Imaginerd. Pretendem criar uma plataforma de e-commerce para facilitar o atendimento aos clientes, os fretes e a coleta de pagamento. Projetam participar, ainda mais, de feiras, agora em outros estados, e planejam aprimorar a identidade visual da loja.


“Percebemos, também, que as pessoas não querem ver apenas um catálogo de produtos, mas esperam conteúdo, notícias, discussões sobre a área com a qual trabalhamos. Por isso, começamos a inserir esse material no nosso Instagram e queremos expandir para outras plataformas, a exemplo do youtube, spotify... Isso ajuda na aproximação com os nossos clientes e nos torna uma referência para o nosso público”, declarou Ícaro.


Gostou da história da Imaginerd? Siga as redes sociais: @imaginerdloja.

Relacionadas

Novas atualizações

Mais lidas