Ideias Positivas

LinkedIn: nova funcionalidade permite adicionar e justificar pausas na carreira

Publicado em 13/04/2022 às 14:47
Por Redação

Recurso possibilita que profissionais descrevam com o que se ocuparam nos intervalos entre um emprego e outro. A especialista em LinkedIn, Ester Pimenta, comenta como a nova função deve ser aproveitada


O currículo é a ferramenta de acesso as novas oportunidades de emprego e tem se modernizado por meio do LinkedIn, a maior rede profissional do mundo. A plataforma lançou recentemente uma função para justificar pausas na carreira, a intenção é possibilitar que o profissional contextualize os intervalos descritos no currículo.


A especialista em LinkedIn, Ester Pimenta, acredita que o recurso pode mudar a condução de um processo seletivo. “Diferente de um currículo impresso, onde as informações são resumidas e o recrutador pode questionar o hiato existente entre um emprego e outro, agora o profissional tem a oportunidade de explicar as circunstâncias dessa pausa”, comenta.


Este detalhamento pode favorecer pessoas que estão em transição de carreira, por exemplo, e saem do seu trabalho sem um novo projeto em vista. Também pode ser usado por quem resolve estudar para um concurso, tirar um ano sabático, se dedicar à maternidade/paternidade, priorizar questões de saúde mental e/ou emocional ou ainda, aqueles que estão sem um vínculo empregatício, mas atuam como freelancers.



Profissional off, LinkedIn on

Ester, que também é especialista em conteúdo e marca pessoal, comenta que essa função no LinkedIn acompanha a tendência de um RH mais humanizado. “Seja qual for o motivo pelo qual o profissional precisou interromper o trabalho, ele deve buscar detalhar como essa pausa foi necessária e produtiva para sua retomada. Preencher esse campo, mostra que o profissional esteve ou estará inativo por um período, de forma justificada, e ao mesmo tempo, denota o seu interesse em permanecer disponível para o mercado de trabalho”, argumenta. 


Para utilizar o novo recurso é simples. “No perfil basta o usuário clicar em adicionar sessão, adicionar pausa na carreira e, em seguida, definir o motivo e período do afastamento. Feito isso, clique em salvar e pronto! O perfil estará mais completo e, apesar da interrupção momentânea, irá manter as portas abertas para possibilidades”, afirma Ester.


A especialista em LinkedIn ressalta que as atualizações de uma plataforma nem sempre ficam disponíveis para todos os usuários de uma vez. “Com o LinkedIn, não é diferente e as novidades são incorporadas de forma gradual. Portanto, se essa opção ainda não estiver aparecendo, é só aguardar um pouco mais e atualizar o perfil assim que possível”, finaliza. (Com assessoria).

Tags:

Relacionadas

Novas atualizações

Mais lidas