Ideias Positivas

Festas Juninas: empreendedora inova e vendas de comidas típicas superam expectativa

Atualizada em 30/07/2022 às 08:24
Por Josi

Com a chegada dos festejos juninos, a empreendedora Lídia Silva Lacerda se reinventou e o retorno dos clientes foi surpreendente


Junho é marcado pela colheita do milho. Não é à toa que a culinária dos festejos próprios desta época é farta de pratos feitos à base do produto. E entre as delícias preparadas estão: canjica, pamonha, mugunzá, o próprio milho cozido, o cuscuz, a pipoca, bolo de milho e muito mais.


Apesar de comemoradas em todo o Brasil, é no Nordeste que as festas juninas ganham mais expressão. Como é uma região onde a seca é um problema grave na maior parte do ano, as chuvas de junho garantem alimento na mesa. E isso é motivo de alegria! Para o nordestino, o mês é sinônimo de fartura, celebrado com as tradicionais danças ao som de um bom forró pé-de-serra, as coloridas quadrilhas juninas, fogos, fogueiras e muita diversão.


No entanto, neste ano de 2020, onde todos passaram a adotar uma nova rotina, por causa da pandemia do novo coronavírus, algumas medidas foram fundamentais, como a proibição de festas para evitar aglomeração e acendimento de fogueiras. Todos os cuidados foram tomados para evitar o contágio ainda maior da doença.


Os empreendedores paraibanos que trabalham com base nos festejos precisaram se reinventar, se adaptar ao cenário atual e despertar a atenção e o interesse dos consumidores com muita criatividade. Lídia Silva Lacerda, o esposo Emanuel Nery, a filha Juliana e o genro Harryson estão entre os que precisaram tentar algo novo, nesta época. “No início da pandemia tivemos uma queda de 90% das vendas. Dispensamos funcionários e entregamos o ponto”, contou Lídia.


No mercado há sete anos, ela teve que se adaptar às novas formas de vendas, considerando o isolamento e distanciamento social. “A gente investiu em aplicativos de entrega e estamos criando um site”. Ela disse que normalmente, em maio, as vendas já começavam a crescer, mas, dessa vez, foi diferente. “Neste ano, tava tudo parado e aí veio a ideia do "São João na Cesta", que começamos a divulgar no final do mês passado”, disse.


A novidade dos kits, com as deliciosas iguarias à base de milho, agradou a clientela e surpreendeu a equipe da Tenda da Pamonha. “A ideia do São João na Cesta foi um sucesso, graças a Deus. A gente esgotou, arrebentou nas vendas e o pessoal gostou bastante”, comemorou Lídia.



Eles já fecharam as encomendas das Cestas para o São João, mas continuam atendendo aos pedidos das comidas típicas, com a opção do cliente pegar no local ou receber em casa.


“A gente pretende investir ainda mais no marketing digital, continuar no delivery e manter as vendas online", disse. Esses são os planos de Lídia para o negócio, que está funcionando, atualmente, em seu endereço residencial.

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