Ideias Positivas

Empreendedor do ramo do turismo cria alternativas para minimizar impactos gerados pela Pandemia

Atualizada em 31/03/2020 às 17:28
Por Redação

Josi Simão e Richelle Bezerra

Leonardo, que oferece o serviço de passeios em catamarãs, antecipou as férias dos funcionários e revela preocupação sobre os próximos meses.

O empreendedor Leonardo Guedes, que há mais de 20 anos trabalha oferecendo passeios de Catamarã pelo litoral da região metropolitana de João Pessoa, chegou a fazer até 20 viagens por mês para a praia do Jacaré, em Cabedelo, por exemplo. Mas, hoje, a situação é bem diferente. Diante das determinações dos poderes públicos e das medidas recomendadas pelas organizações de saúde, que tentam evitar a aglomeração de pessoas devido ao risco de disseminação do novo coronavírus, o comércio turístico teve uma queda. Para conter os gastos, Leonardo deu férias aos funcionários.

“Essa foi a primeira iniciativa que adotamos para minimizar os prejuízos. Uma medida que pode ajudar a não termos demissão”, declarou. “Fizemos reuniões individuais e estamos conversando com cada um sobre a gravidade do atual momento”, complementou o empreendedor. “Também estamos fazendo a manutenção das embarcações para garantir o pleno funcionamento dos motores e, assim, evitar mais perdas”.

Ele disse que espera uma limitação dos serviços por cerca de dois meses e está pedindo aos seus funcionários que também contenham as despesas, com o que estão recebendo agora. Leonardo emprega 12 pessoas, diretamente, e aproximadamente 40, de forma indireta. A maior preocupação do empreendedor é manter os pagamentos em dia.

“Estamos buscando informações na área jurídica e também na área contábil. A nossa maior dificuldade é a falta de receita. Além disso, nos sensibilizamos com alguns funcionários que só têm essa fonte de renda. Desejo que tudo isso passe o mais rápido possível”, disse.

Uma das embarcações do Leonardo em período de alta estação

Orientações

Assim como muitos empreendedores, os do setor turístico estão em busca de orientações para saber lidar com este período. O Governo do Estado tem auxiliado neste sentido e programa a apresentação de dicas e debates, por videoconferências, a partir desta quarta-feira (25).

A transmissão será pelo canal da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) no YouTube e realizada em duas etapas: das 10 às 11 horas da manhã para os empresários de bares e restaurantes; e das 11 ao meio-dia para os setores de hospedagem. A ação contará com a participação de técnicos da Agência Estadual de Vigilância Sanitária e da PBTur.

O setor de turismo é responsável pelo emprego direto e indireto de, pelo menos, 6,9 milhões de pessoas no Brasil e respondeu por 8,1% do nosso Produto Interno Bruto em 2019.

Foto de capa: Dayse Euzébio/Secom-JP

Relacionadas

Novas atualizações

Mais lidas