Ideias Positivas

Elas fecharam o comércio de hortifrutas e toparam um novo desafio como artesãs

Atualizada em 19/03/2020 às 10:05
Por Josi

Cristiane Maranhão Galdino e Tereza Cristina Clemente dos Santos decidiram empreender na arte do mosaico em cores

Por muito tempo, o comércio de hortifrutas ía bem. Mas, o medo dos assaltos, a dificuldade de encontrar funcionários comprometidos e o desgaste do dia a dia fizeram com que Cristiane Maranhão Galdino, de 47 anos, e Tereza Cristina Clemente dos Santos, de 53, pensassem em outra fonte de renda. Fecharam o estabelecimento e estavam prestes a encarar um novo desafio.

“Decidimos empreender com algo que dependesse de nossas habilidades”, disse Cristiane que lembra do interesse de Tereza ao pesquisar ideias no YouTube. A partir de alguns vídeos... veio o start! Elas resolveram investir em ferramentas e materiais voltados à produção de mosaico. “Aos poucos fui me interessando também. Estudamos, aprendemos outras técnicas e passamos a executar o trabalho com mais eficiência”, relatou.

Cristiane fala que empreender com mosaico é um desafio que as motiva a oferecer o melhor de si mesmas.

“A grande dificuldade, hoje, é ter o lugar pra expor os nossos trabalho”, disse. "Mas, não desistimos. Despertamos no olhar do cliente o interesse pelo mosaico e mostramos que esse trabalho não se limita aos murais. Há diversas possibilidades do uso artístico”, complementou.

Um dos nichos focados por elas é a aplicação do mosaico em peças decorativas e utilitárias para o lar... Decoração de vasos, quadros rústicos, quadros religiosos, peças para cozinha, mesas e outros.

Embora tenham iniciado no mosaico em cores há cinco anos, estão conseguindo ter maior visibilidade na grande João Pessoa nos últimos meses.

“Isso, graças ao espaço cedido pelo 'Dia Verde' e o coletivo 'No Balaio', onde vários artesãos expõem seus trabalhos. Esses momentos são de grande importância para nós sairmos do anonimato. Foi a partir deles que alavancamos nossas vendas. Antes disso, os negócios eram mais restritos a amigos e parentes”, contou. 

Atualmente, Cristiane e Tereza possuem registro de artesã e estão nos preparativos para a participação na edição do Salão de Artesanato da Paraíba, em Campina Grande, no período junino.

“Uma de nossas metas é levar o nosso trabalho para outras cidades”, revelou Cristiane.

Tags:

Relacionadas

Novas atualizações

Mais lidas