Ideias Positivas

Da banqueta sob árvores no sertão à barbearia consolidada no mercado

Atualizada em 16/07/2021 às 15:04
Por Redação

A história de Luís Carlos e Neto: barbeiros determinados, que aprenderam, na prática, a profissão que transformou suas vidas

São João do Rio do Peixe, município localizado no sertão paraibano, a 500 quilômetros da capital. Os cerca de 20 mil habitantes vivem, principalmente, da agricultura. A rotina difícil é agravada com a seca, que acompanha, há tanto tempo, a história da região. Nesse contexto foram criados Luís Carlos e Domingos Neto, tio e sobrinho que têm a mesma idade, 38 anos, diferença de apenas alguns meses. De origem humilde, ainda na infância gostavam de ver o pai do Luís, conhecido como “Marinheiro”, avô de Neto, cortar os cabelos de grande parte dos moradores. Passavam horas admirando o jeito dedicado daquele senhor, que não percebia, mas influenciava toda a família.  


“Na adolescência, a gente olhava o trabalho do meu pai e, depois, íamos testar cortes nos cabelos de amigos e outros parentes”, lembra Luís. Como eles não tinham o local adequado para fazer os testes, colocavam os “clientes” em uma banqueta simples, de madeira, aproveitando as sombras das árvores perto de casa. “Quando o corte dava certo era a maior festa, mas quando não ficava muito bom...rendia conversa pro resto da semana”, brinca. Aos poucos, tanto Luís como Neto foram pegando o jeito da profissão, mas precisavam se aperfeiçoar.

Pereira, irmão de Luís e outro tio de Neto, era mais velho. Também aprendeu a profissão de barbeiro. Na Capital, tentava trilhar o próprio caminho, em um salão localizado no mercado central. Era a porta de entrada para Luís e Neto, que continuavam no sertão, porém dispostos a mudar para a cidade grande. Primeiro foi o Luís.

“Eu sempre tive um espírito empreendedor e vi no salão do meu irmão, em João Pessoa, a oportunidade de adquirir experiência para, um dia, realizar o meu sonho”, falou o barbeiro, que aproveitou para terminar o ensino médio na nova cidade.

Seis meses mais tarde, veio Neto. “Eu vim para passear e acabei ficando. Luís e Pereira já tinham boa clientela e o bom atendimento da dupla resultava no aumento dos serviços. Eu fui chamado para ajudar e... me ajudar”, destacou. “Passei alguns meses no salão dos meus tios e decidi mudar para outro porque sempre fui muito inquieto, com vontade de crescer e ampliar meus conhecimentos”, complementou Neto, que morava com a irmã, outra que também apostou no ramo da beleza e trabalhava como cabelereira, em João Pessoa.

Luís seguiu com o irmão Pereira no mercado central. Neto conseguiu emprego num salão localizado no bairro onde morava, na zona sul pessoense.

Luís Carlos

“Como sempre fui mais ousado, depois de alguns meses resolvi abrir meu próprio salão. Nessa época, morava só e, como não podia pagar aluguel de dois lugares, passei a morar no local de trabalho”, lembra Neto.

Luís se sentiu estimulado e também resolveu abrir um salão, no mesmo bairro onde Neto morava: o “Salão do Luís Carlos”.

“Eu estava realizando meu sonho, vendo meu irmão e meus sobrinhos fazendo o mesmo e isso me deixava muito orgulhoso”, conta Luís. Em 2015, a primeira grande reforma. Luís e Neto se uniam para trabalhar juntos de novo, agora como sócios. “O espaço ficou muito bacana e os clientes perceberam o nosso diferencial, a vontade de fazer o tradicional de maneira diferente, mais moderna, no entanto, mantendo a essência da profissão”, diz.

Em 2016, outra reforma. O “Salão do Luís Carlos” se transformava em “SLC Barbearia”, seguindo a tendência de mercado e mostrando estar sempre alinhado às mudanças. “Houve um ‘boom’ de barbearias, tudo mais estilizado, mais aconchegante, com novos serviços... Era o grande momento para avançar e mostrar à sociedade a nossa visão empreendedora”, ressalta Luís.

A “SLC Barbearia” chamou a atenção do mercado. Muitos começavam a ver aquela dupla de barbeiros, do sertão do estado, de maneira diferente. Luís e Neto faziam cursos, procuravam se atualizar, cada vez mais, e estavam prestes a dar mais um passo importante nas carreiras. Planejavam abrir novas unidades da barbearia.

Unidade Bessa


No início de 2018, surgia a SLC Barbearia - Unidade do Bessa, dentro de um dos estabelecimentos comerciais mais importantes de João Pessoa, o Hiper Bompreço da BR-230.

“Quando vemos o que conquistamos ao longo dos últimos 20 anos, sentimos que o nosso caminho estava traçado há muito tempo. Aprendemos juntos a profissão, tínhamos o mesmo pensamento de crescer e morar na capital, seguimos por caminhos diferentes numa época, mas decidimos unir forças, porque acredito que esse era o nosso destino”, falou Luís.

“Se você tem determinação e perseverança, o negócio dá certo! Muitas vezes apostamos e investimos sem ter a certeza de que o retorno será imediato. É o risco de ser empreendedor. Mas, quando se tem ousadia e planejamento as coisas acontecem... Um dia acontecem”, disse Neto.

Hoje, a SLC Barbearia tem 11 funcionários. Funciona nos bairros Geisel, Bessa e, até 2020, deve abrir uma nova unidade.

Relacionadas

Novas atualizações

Mais lidas