Ideias Positivas

Casal transforma desejo de empreender em negócio de sucesso no Sertão paraibano

Atualizada em 25/09/2021 às 06:09
Por Redação

Atuando há mais de três anos em São Bento, Cone Coxinha produz cerca de 15 mil salgados por semana 


Depois de morar por sete anos com o marido no estado de Roraima, na região Norte do país, a empreendedora Ana Cristina Carneiro, natural do município de São Bento, no Sertão paraibano, trouxe na mala ao retornar o projeto de abrir uma açaiteria em sua cidade natal. Apesar de já possuir a ideia pré-formatada e um grande desejo de empreender, não foi o açaí o responsável por transformar a vida da empreendedora, atendida pelo Sebrae Paraíba, e de sua família.  


Conforme relata Ana Cristina, o projeto da açaiteria não deu certo e acabou dando lugar a ideia de produzir e vender coxinhas. Foi assim que surgiu, em abril de 2017, a marca Cone Coxinha. Em sua estreia, que ocorreu em uma pequena barraca montada durante uma festa na cidade, a empreendedora conta que o Cone Coxinha foi um fracasso.  


Apesar disso, a empresária recorda que o desempenho ruim não foi suficiente para fazê-la desacreditar do potencial de seu produto e desistir da ideia de negócio.


"A gente persistiu porque tínhamos a confiança de que iria dar certo. Nós estávamos com vontade de crescer", lembrou Ana Cristina. Meses depois, a empreendedora e o marido decidiram instalar o Cone Coxinha em um trailer, buscando atender melhor os seus clientes.  

“A nossa produção semanal era de dois mil salgados e nós só abríamos três vezes na semana. Então, nós percebemos que eram poucos dias para atender a demanda, que estava cada vez maior. O espaço no trailer estava ficando pequeno, então decidimos procurar o Sebrae para fazer uma consultoria. Em novembro de 2018, mudamos para o nosso novo local, onde atendemos atualmente”, explicou a empreendedora, que após a consultoria montou a própria fábrica de salgados, com possibilidade de produzir até quatro mil coxinhas por hora.   

Depois da mudança de local, realizada com o apoio da consultoria do Sebrae, o Cone Coxinha passou a fabricar em média 15 mil salgados por semana, através do trabalho de Ana Cristina, do marido e do filho, que fizeram da empresa um negócio familiar bem sucedido. Além do espaço fixo onde hoje atendem aos clientes, os empreendedores também contam com um trailer, utilizado em festas e eventos da região.


“O nosso sonho não para por aqui. Queremos transformar o Cone Coxinha em uma franquia”, acrescentou Ana Cristina.  

Inovação e persistência


Ao falar sobre o trabalho realizado com os empreendedores do Cone Coxinha, o gerente regional do Sebrae, Lúcio Wolmer, destacou a importância da inovação e do conhecimento no universo do empreendedorismo. 


“O sucesso não se resume aos aplausos. O casal empreendedor do Cone Coxinha é sinônimo de muita persistência e de pedras no caminho. Como todo bom empreendedor, eles fizeram dessas pedras uma ponte para chegar ao ápice. A partir desse exemplo, é importante recordar que, com boas ideias, inovações e bastante trabalho, nós podemos encontrar esse caminho tão buscado por outras empresas”, ressaltou.  

(Com assessoria)

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