Ideias Positivas

Aos 41 anos, ela ficou desempregada e decidiu montar a própria empresa

Atualizada em 31/07/2021 às 09:56
Por Redação

Proprietária da “Muxito – Produtos Naturais” não conseguia emprego por causa da idade, mas estudou os meios de dar uma virada na vida profissional


O que fazer aos 41 anos, sem emprego e com dificuldades de se recolocar no mercado de trabalho por causa da idade? Para se manter, Alkíria Rezende tentou vender de tudo... de cosméticos a planos de saúde. Aos poucos, as contas da casa iam sendo pagas. Mas, não era suficiente. Alkíria queria mais! A vontade da dona-de-casa era abrir a própria empresa e, como sempre gostou de cozinhar, queria investir na área de alimentos. Não sabia como, de que forma ou em quê apostar, especificamente. Foi quando, no início dos anos 2000, começou a estudar possibilidades. Ela não sabia, mas estava prestes a criar uma das mais importantes marcas de produtos originais, artesanais e naturais da capital da Paraíba.


Início da produção em 2002

“Eu fiz vários cursos... de produção de chocolate, de pão, de produtos naturais... Foi aí que conheci uma pessoa que trabalhava com alimentos à base de soja e decidi seguir por essa área, mesmo sem dinheiro para investir no aperfeiçoamento”, lembra. Alkíria diz que ganhou a confiança da professora de cursos de soja e se capacitou com a garantia de que pagaria depois. “A gente testou e apostou nos sanduíches recheados com patês de soja, substituindo a maionese por tofu (queijo de soja). Pensamos num nome... Pedimos para um amigo criar a marca... E assim começou o Bocadillos, sanduíche em espanhol”, explica.


Naquela época, Alkíria não tinha pão suficiente e adequado ao que ela queria (baguete) para iniciar o negócio. A doação dos produtos na Igreja que ela frequentava serviu de estímulo. “Busquei informações sobre a origem da fabricação dos pães doados e cheguei à padaria que os havia produzido. Perguntei se a dona não poderia me fornecer alguns produtos para pagar após as vendas. Para minha surpresa, ela aceitou”, conta.


“Como eu já tinha experiência como vendedora, fiz uma lista de clientes em potencial, contatei cada um deles e, mesmo recebendo muitos ‘nãos’, fechei parceria com alguns estabelecimentos que pudessem funcionar como pontos de venda. Fui com a cara e a coragem!”

Seriam as primeiras vendas. Alkíria, que morava apenas com as três filhas (Herika, Heloisa e Helyda, de 18, 15 e 8 anos), estava cheia de expectativa. Mas, logo de cara, dos 100 sanduíches inicialmente produzidos... só UM foi vendido. Decepção para a nova empreendedora. “A experiência serviu para que, nas produções seguintes, fossem feitos menos sanduíches, de acordo com a demanda de pedidos”, ressaltou. Quando a coisa parecia estar entrando nos eixos... “Vou abrir uma loja física!”, pensou.


 “Foram três anos de prejuízo com a loja. As pessoas que deram a maior força para abrirmos o ponto físico nunca nos visitaram. Fiquei muito triste.”

Mas, quem tem espírito empreendedor não desiste fácil. Alkíria procurava uma maneira de reverter a situação. Em 2006, passou a fazer contatos com escolas, universidades... “Minha filha mais velha estava bem envolvida com o negócio e decidiu fazer o curso superior de nutrição para colaborar com ideias e sugestões fundamentais à nossa presença no mercado”. A empreendedora iniciava um novo período nos negócios.


Alkíria e as filhas


Alkíria procurou o Sebrae, fez cursos e foi orientada a obter um financiamento para ampliar a iniciativa, que, até então, estava no nome da mãe dela. Só que o valor pretendido não foi liberado porque, naquele período, a mãe de Alkíria faleceu, dificultando os trâmites burocráticos por quase dois anos.  


O relançamento


“Nunca desistimos... perseveramos até a fase ruim passar e, quando as coisas melhoraram, em 2009, decidimos relançar o produto, com novo nome. Era o grande momento... Tudo novo! Surgia o Muxito”, relembra Alkíria. O nome surgiu da relação da girafa (mascote do Bocadillos) com a África, continente de origem do animal. “Queríamos aproveitar a ideia do mascote e rebatizar a empresa fazendo alusão ao habitat dele... Muxito significa Bosque/Floresta/Vegetação típica da girafa, em um dos dialetos africanos”, disse.  


Valorizar os pedidos dos clientes. A cada demanda, os produtos Muxito iam se adaptando e se transformando em minisanduíches para eventos, patês para torradas, sucos etc.


“Eu comecei a perceber que poderia investir em diversos produtos naturais, a exemplo do suchá (suco+chá), que conheci no Rio; entrar na linha vegana, fazer bolinhos e vários outros produtos da linha saudável. Hoje, as pessoas estão buscando, cada vez mais, os cuidados com a saúde e isso nos beneficia direta e indiretamente”.



O que é a Muxito hoje?


A linha de produtos Muxito, atualmente, contém: sanduíches naturais, minisanduíches naturais, suchás, cookies, bolinhos vegetais e torradas com patês. A produção que, na primeira tentativa de venda, só rendeu UMA comercialização, hoje é de 1.500 sanduíches POR SEMANA. “Estamos falando apenas dos sanduíches, fora os outros tipos de produtos”, destaca Alkíria, orgulhosa. A meta da empresa é dobrar esses números até o fim de 2019 e abrir a marca para franquia.  


Alkíria Rezende é vice-presidente do grupo Embaixada de Negócios e do Fórum Mulheres de Negócios, ambos da Paraíba.

 

Depoimento de Alkíria sobre a posição conquistada pela Muxito

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