Geral

Startup Nordeste: programa gratuito do Sebrae oferece 200 vagas para aceleração de negócios na Paraíba

Atualizada em 30/05/2022 às 11:12
Por Redação

Fomentar e desenvolver o ecossistema de inovação e as startups que estão baseadas na região Nordeste, contribuindo, a partir dessa iniciativa, para a inserção de pequenos negócios inovadores no mercado global de inovação e tecnologia. Essa é a proposta do Startup Nordeste, novo programa gratuito de aceleração criado pelo Sebrae Nacional, que será executado em todos os estados da região em 2022. Na Paraíba, estão sendo oferecidas 200 vagas.   


Conforme o edital do Startup Nordeste – Paraíba, divulgado nesta sexta-feira (27), os projetos podem ser submetidos por pessoas físicas ou por startups já formalizadas, detentoras de ideias inovadoras ligadas às áreas de Educação; Saúde; Meio Ambiente; Energia; Agronegócio; Turismo; Economia Criativa; Finanças; Mercados; Logística; e que incorporem o uso de tecnologias como IoT (internet das coisas), dados, biotecnologia, nanotecnologia e robótica.  


Ainda segundo o edital, o programa de aceleração de startups vai contar com três fases. A primeira delas vai selecionar os 200 projetos, que podem se inscrever por meio do endereço http://pb.startupne.com.br/ até o dia 26 de junho. Já a segunda fase vai oferecer capacitações e mentorias para esses selecionados, com foco na modelagem de negócios e na avaliação do potencial de mercado das ideias e startups participantes. Ainda durante a segunda fase, serão selecionadas as 100 melhores iniciativas, que avançarão para a terceira etapa. 


Nesta fase, os 100 selecionados irão trabalhar no desenvolvimento e na validação de suas ideias, além de analisarem seus aspectos financeiros e a necessidade de capital. Ao término desse trabalho, os empreendedores participarão de um demoday, ocasião em que serão selecionadas as 20 melhores startups, que avançarão para a fase final do programa de aceleração.  


Conforme o edital, essas 20 selecionadas serão contempladas com bolsas de estímulo à inovação, durante o período de seis meses. De acordo com a analista técnica do Sebrae Paraíba, Nilvânia Silva, cada startup poderá receber até duas bolsas, no valor de R$ 6.500 cada uma, desde que atendam aos critérios exigidos pelo edital de seleção.  


“O Programa Startup Nordeste é um marco dentre as iniciativas do Sebrae para impactar no desenvolvimento de negócios inovadores, associado ao fomento que é tão necessário para as startups prototiparem suas soluções e as inserirem no mercado. É muito realizador fazer parte dessa história e do legado que deixaremos para o estado da Paraíba”, acrescentou a analista.  


Sebrae 50+50 - Em 2022, o Sebrae faz 50 anos, depois de percorrer uma história que se confunde integralmente com a evolução dos pequenos negócios no Brasil durante meio século. Para celebrar a data, a instituição realiza a campanha 50+50, em comemoração aos 50 anos e preparação para os próximos 50, na busca de, cada vez mais, fazer o Sebrae que o Brasil precisa e de ser a força do empreendedor brasileiro. Para mais informações, acesse o site www.sebrae.com.br/50mais50.  


(Com Assessoria)

Relacionadas

Novas atualizações

Mais lidas