Geral

Semana do Audiovisual do Vale do Paraíba Fernando Teixeira acontece em Itabaiana e Juripiranga

Publicado em 09/02/2024 às 15:41
Por Redação

Cine das Almas e Cine Paraíso acontecem de 11 a 16 de março e homenageiam um dos mais respeitados artistas paraibanos


No interior da Paraíba, a contagem regressiva para a 2ª edição do Cine das Almas, na cidade de Itabaiana, e o 6º Cine Paraíso, em Juripiranga, já começou. Ambos os eventos, localizados na pitoresca região do Vale do Paraíba, ganham destaque neste ano ao unirem forças para criar a Semana do Audiovisual do Vale do Paraíba Fernando Teixeira, uma celebração cinematográfica única que promete enriquecer a experiência cultural na região. A organização nomeia a semana ao homenagear o ator, dramaturgo e diretor  - e um dos mais respeitados artistas paraibanos.


Os festivais acontecem dias 11, 12 e 13 de março, em Itabaiana e 14, 15 e 16 de março, em Juripiranga. O organizador do Cine das Almas, ator e produtor cultural Edglês Gonçalves, compartilha a empolgação dessa fusão, revelando que a ideia surgiu em conversas com o cineasta, produtor cultural e fotógrafo João Paulo Lima. Ambos visionários viram a oportunidade de unir os festivais, considerando a proximidade das cidades e o potencial de criar uma semana dedicada ao audiovisual no Vale do Paraíba.


Uma curiosidade intrigante do Cine das Almas é o local escolhido para as sessões em Itabaiana – a Taberna Cultural, que ocupa o espaço onde um motor a diesel gerava luz para a cidade, trazendo agora uma nova fonte de luz à região sob a forma de cultura. Em Juripiranga, as projeções acontecerão no Clube Municipal, um local com uma rica história de festividades tradicionais.


Ambos os festivais já concluíram a fase de inscrições de filmes, recebendo cerca de mil inscrições de obras produzidas em todo o território nacional. As seleções resultarão em quatro mostras oferecidas por festival, proporcionando uma experiência diversificada para o público.


No Cine Paraíso, as mostras incluem Panorama Nacional, Parahyba, Infanto-juvenil e Mostra Fruto Proibido. Já o Cine das Almas apresenta as mostras Acunhe de filmes nacionais, Oxe de filmes paraibanos, Saci-Pererê de filmes infanto-juvenil e a Mostra das Almas, dedicada a filmes de suspense, terror e assombração.


Ambos os festivais contam com o suporte financeiro da Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba e do Governo Federal, garantindo a realização deste evento que promete consolidar a Semana do Audiovisual do Vale do Paraíba como um marco cultural na região.


Serviço:


Semana do Audiovisual do Vale do Paraíba 

Cine das Almas/ Itabaiana: de 11 a 13 de março @cine.dasalmas

Cine Paraíba/ Juripiranga: de 14 a 16 de março @cineparaisofestival

Relacionadas

Novas atualizações

Mais lidas