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Referência em coquetelaria na América Latina, Alex Mesquita ministra masterclass no BA`RA Hotel

Atualizada em 01/12/2022 às 15:16
Por Redação

Utilizando a carta de drinks do Orama Rooftop como exemplo, mixologista falou sobre "O Bar como Negócio"


Experimentar um coquetel em um dos restaurantes do BA’RA é, além de tudo, uma viagem cultural. As cartas de drinks pensadas sob medida para a Trattoria Iocá e para o Orama Rooftop trazem sabor e também conhecimento aos clientes com as inspirações em praias paraibanas, músicas regionais e no que é tendência em coquetelaria. O consultor de bares Alex Mesquita — considerado um dos mixologistas mais influentes da coquetelaria brasileira e latino-americana — foi mentor na elaboração das cartas, antes da estreia do hotel, e esteve novamente em João Pessoa para ministrar a masterclass: “O Bar como Negócio”. Para este momento, o BA’RA contou com alguns convidados, fornecedores e o time de colaboradores.



“Gabriel Andrade, mixologista dos restaurantes do BA'RA, criou uma carta super envolvente com história conectando ingredientes, sabores regionais e está trazendo isso de maneira que o nosso cliente possa entender porque isso”, destacou Alex. Segundo ele, a masterclass trata do bar com negócio para que as pessoas entendam o que acontece nos bastidores, além da pré-produção e preparo de ingredientes dos drinks. “O BA’RA é democrático e dá acessibilidade para que as pessoas possam vir aqui e comer muito bem — do cardápio da chef Carol Panarotte —, beber tão bem quanto e por um preço convidativo”, avaliou  Alex.



Para ele, o sucesso de um bar vem em grande parte do atendimento e do conhecimento que o bartender tem dos drinks da casa. “A mixologia usa a mistura de ingredientes e a técnica,mas, ao mesmo tempo, há uma coisa envolvente da carta passando informações e fazendo com que o cliente saia mais inteligente ainda e seduzido por uma proposta”, detalhou.



Alex esteve diretamente envolvido na elaboração das cartas de drinks dos restaurantes do BA’RA e, na masterclass, compartilhou um pouco de como foi o treinamento dos colaboradores antes de sua estreia. 







Bar como negócio — O ponto principal de Alex durante todo a masterclass foi focado no conhecimento de quem trabalha com os drinks para apresentar ao cliente. Para o mixologista, desde a escolha das bebidas para os drinks até a apresentação da carta são importantes. Ele discorreu a respeito do início da coquetelaria, passando pela criação de coquetéis clássicos, como o Moscou Mule, e de técnicas de mixologia até a contemporaneidade. “Na década de 70, por exemplo, tudo tinha muito leite condensado e cremes. Nos anos 80, veio o coquetel com muita cor e corantes. Já nos anos 90, entraram ingredientes mais frescos e naturais. É o momento do luxo novo, com a criação do Cosmopolitan. Nos anos 2000, cresce a mixologia molecular, modificando a apresentação dos coqueteis”.



Outros pontos da masterclass também apontam para a importância de estudar os ingredientes, para evitar problemas com sazonalidade de frutas, por exemplo, e também de proporcionar treinamento para a equipe. Alex também aponta que é imprescindível que o bar “converse” com a cozinha do restaurante para evitar erros, como um bar italiano servindo Margaritas. “É preciso vender um conceito e aplicá-lo. Estou feliz que esse conhecimento possa ser replicado e que o cliente entenda que mixologia não é só uma arte, mas uma ferramenta para explorar a experiência”, completou.



Drinks — A proposta dos dois restaurantes do BA’RA são distintas. Sendo assim, as cartas de drinks também são diferentes, mesmo a de coquetéis clássicos. Gabriel, que é o responsável pelos bares do Iocá e Orama, e também ministrou a masterclass, falou um pouco da elaboração dos coquetéis autorais . “Quando entrei no projeto do BA’RA, vi que não era apenas sobre hospedagem, mas sim, o destino e foquei em histórias do nosso cotidiano que, pela correria, muitas vezes ouvimos uma música ou passamos por um ambiente e nem percebemos”, contou. Assim nasceram drinks como Sanhuá, Coqueirinho, Mandacaru e Se Avexe Não.



Gabriel gosta de explciar os ingredientes do drink, o seu significado e também estuda os gostos do cliente para dar a sugestão ideal. “O Orama tem um forte mais gastronômico e uma pegada mais instagramável, com coquetéis que chamam atenção, como o ‘Elixir’ que tem toda uma mise en scène da apresentação. Já para o ‘Sanhauá’, me aprofundei na história de um dos principais afluentes do Rio Paraíba, onde nossa cidade foi fundada. Temos também o ‘First Sun’, já que somos o primeiro sol das Américas, e ‘Coqueirinho’, nossa bela praia no Litoral Sul. Quis trazer essa experiência para quem vem de fora se sentir imerso e também despertar a curiosidade de saber onde fica o lugar ou de ouvir aquela música como ‘Se Avexe Não’ e ‘La Belle de Jour'”, comentou Gabriel.



Para quem quer conhecer o hotel e os restaurantes, o BA’RA está localizado na Praia de Cabo Branco. As reservas para o BA'RA podem ser feitas pelo site: https://barahotel.com.br e pelo email reservas@barahotel.com.br. Para acompanhar as novidades, o perfil no Instagram é @barahotel Para conhecer os restaurantes do BA’RA e fazer uma reserva, os contatos são: (83) 982340-8933 e @iocarestaurante, para o Iocá. O telefone (83) 998156-3287, @oramarooftop para o Orama.


(Com Assessoria)

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