Geral

Protocolos de segurança: Empresários devem redobrar cuidados para reduzir impactos de variantes da Covid-19

Publicado em 01/02/2022 às 08:43
Por Redação

Com a chegada da variante ômicron e seu altíssimo potencial contaminante, comprovado principalmente pelo rápido crescimento do número de infectados com a Covid-19 nas últimas semanas em todo o estado, os empresários devem redobrar os cuidados relacionados aos protocolos de segurança para evitar a disseminação da doença. Para a gerente geral do Sebrae Paraíba em Guarabira, Jacy Viana, é necessário ter especial atenção em relação aos cuidados com clientes e colaboradores.


De acordo com a gerente, diversos empreendimentos do Brejo paraibano participaram de consultorias ofertadas pelo Sebrae Paraíba para implementação adequada dos protocolos de segurança em seus estabelecimentos. “Os protocolos vão desde a questão da higienização até o correto manuseio dos alimentos, uso de luvas e álcool em gel, tapetes sanitizantes, aferição de temperatura e revestimento de telefones e maquinetas de cartão de crédito”, enumerou.


Dessa forma, ela recomendou que os empreendedores tenham atenção redobrada em relação aos protocolos de segurança da Covid-19, a exemplo da higienização de ambientes e produtos antes e depois de o cliente ou turista sair. “Além disso, as empresas que trabalham com transportes e guias, como quadricilos e jipões, também precisam de cuidados relacionados à limpeza dos transportes, manutenção do distanciamento mesmo dentro do veículo e recomendamos, ainda, o uso de veículos abertos. É preciso atentar o olhar e continuar aplicando os protocolos, observando cada detalhe”, destacou, acrescentando a importância de ressaltar, ainda, os cuidados com os colaboradores. “A sensibilização no tocante à vacinação é importante, pois mostra aos clientes que a equipe trabalha de forma segura”, disse.


Impacto – Atividades ligadas à Economia Criativa e ao Turismo, que vinham apresentando recuperação, voltaram a ser impactadas e precisam adotar uma série de medidas para reduzir o risco de contaminação dos funcionários e conseguirem se manter operando. De acordo com a 13ª Pesquisa de Impacto da Pandemia do Coronavírus nos Pequenos Negócios, realizada pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) em novembro do ano passado, 88% das empresas ligadas ao Turismo e 81% das ligadas à Economia Criativa estavam funcionando e, respectivamente, ainda apresentavam queda de faturamento de -42% e -45%, as menores da série histórica.


Desde o início da pandemia, o Sebrae junto com os ministérios da Economia e da Saúde e com apoio de entidades de classe setoriais e de instituições nacionais produziu um conjunto de protocolos que estão disponíveis gratuitamente para os empresários no portal do Sebrae. Além disso, a instituição ainda oferece consultorias para a adoção e controle dos protocolos e uma página especial de cuidados que devem ser adotados com as finanças da empresa, envolvendo toda a parte de gestão financeira, de estoque, de pessoas, de colaboradores e que impactam o negócio. Para saber mais, acesse
https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/coronavirus. (Com Assessoria)

Relacionadas

Novas atualizações

Mais lidas