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Pós-vacinação: consumidores buscarão comunicação mais acolhedora e responsabilidade social e ambiental

Publicado em 27/10/2021 às 09:09
Por Redação

Gerente do Sebrae Paraíba também destaca os impactos provocados pela transformação digital nos pequenos negócios 

 

Ultrapassando a marca de 50% de sua população com a imunização completa contra o coronavírus, a sociedade brasileira avança cada vez mais nas discussões sobre como será a vida após a conclusão da campanha de vacinação. Entre os diversos aspectos debatidos, está o novo perfil de consumidor que deve predominar no mercado pós-pandemia. Por essa razão, o Sebrae Paraíba destaca alguns aspectos que devem ser observados pelos pequenos negócios nesse processo de retomada da economia e na preparação para o período pós-vacinação.


De acordo com a instituição, um desses aspectos está relacionado com a responsabilidade ambiental e social. Isso porque, diante das diversas mudanças de comportamento que foram impostas pela pandemia, ser uma empresa correta e sustentável passou a ser indispensável para o mercado. Além de adotar essas posturas corretas do ponto de vista social e ambiental, também é de fundamental importância comunicar essas práticas ao cliente, reforçando a transparência e o compromisso da empresa.  


Outra mudança que foi provocada pela pandemia e que deve permanecer em alta na sociedade é a adoção de uma política de comunicação mais casual e confortável para o cliente. Esse modelo de comunicação, que já era praticado por algumas empresas em seus canais digitais, tornou-se um importante aliado durante o período de distanciamento social mais intenso, para acolher e aproximar o consumidor da empresa. Agora, a tendência é que esse estilo de comunicação não só permaneça nos canais on-line, como também seja adotado nos atendimentos presenciais.  


Já a transformação digital, que já era uma tendência e uma necessidade do mercado antes mesmo da crise do coronavírus, foi fortemente acelerada pela pandemia, especialmente no universo dos pequenos negócios. De acordo com o gerente de relacionamento digital do Sebrae Paraíba, João Jardelino, os empreendedores precisam estar atentos, de modo a aproveitar as oportunidades oferecidas por essa tendência.  


“Nesse período de retomada, estamos percebendo através de pesquisas, estudos e levantamentos que esse é um movimento sem volta, tanto para os consumidores quanto para as empresas. Então, considerando essa nova realidade digital, em que os clientes podem comprar em qualquer lugar do mundo, eles estão cada vez mais exigentes, cabendo aos os empreendedores interessados aproveitar as oportunidades, melhorando a experiência oferecida ao cliente e apresentando diferenciais competitivos”, enfatizou o gerente. (Com assessoria)

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