Geral

Micro e pequenas empresas ampliam vendas de produtos e serviços para órgãos públicos, aponta Sebrae

Publicado em 20/12/2021 às 08:30
Por Redação

Levantamento feito pelo Sebrae, com base em informações do Painel de Compras Públicas do Ministério da Economia, revelou que as micro e pequenas empresas participaram em mais da metade dos processos de aquisições de produtos e serviços feitos pelo governo federal nos últimos três anos. Dos 195,8 mil processos, realizados entre 2019 e 2021, os pequenos negócios tiveram uma participação em 107,7 mil, o que corresponde a 55% de participação nos processos realizados em todo o país.


Neste período, 81,2 mil MPE forneceram para a União e movimentaram mais de R$ 80 bilhões. Participar das compras públicas governamentais é uma das diversas oportunidades de atuação asseguradas aos pequenos negócios pela Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, que completou 15 anos no último dia 14 deste mês. Entre os dispositivos elaborados está a obrigatoriedade da participação exclusiva dos pequenos negócios nas licitações de até R$ 80 mil, além da possibilidade de criação de um lote restrito para os pequenos dentro de uma licitação que tenha um valor maior.


A legislação ainda amplia as determinações para os governos municipais e estabelece o uso da regra federal quando não houver legislação local sobre o tema. De acordo com lei, as micro e pequenas empresas locais também poderão ter prioridade quando o preço de contratação for até 10% superior ao dos propostos por empreendimentos de outras cidades. Na Paraíba, dos 223 municípios, 210 já implementaram a legislação, o que significa que 90,12% das cidades do estado regulamentaram a Lei Geral.


A analista técnica do Sebrae Paraíba, Nelijane Ricarte, explicou que a instituição auxilia nesse processo de implementação de eixos estruturantes da lei, a exemplo das compras públicas. “Alguns municípios atualizaram a lei antiga por meio de decreto com base na lei geral e na lei da licitação. Então, trabalhamos com o poder público de modo a traçar informações e orientar as comissões responsáveis pelas compras públicas municipais e lideranças envolvidas no processo de edição da lei geral e atualização das normas relacionadas às compras públicas”, destacou.


No Brasil – Até o momento, dos 5.570 municípios brasileiros, 3.290 já implementaram a norma, o que corresponde a mais de 59% das cidades do país. “A Lei Geral da Micro e Pequena Empresa mudou o rumo dos pequenos negócios no Brasil e abriu o caminho para que essas empresas pudessem participar de licitações. Além disso, também foram criados dispositivos para incentivar o segmento a ter um novo tipo de atuação”, afirmou o presidente do Sebrae, Carlos Melles. (Com Assessoria)

Relacionadas

Novas atualizações

Mais lidas