Material disponível gratuitamente funciona como um guia para
quem busca uma atividade empreendedora rentável em 2022
Empreender exige mais do que desejo de realizar um sonho ou
ter aptidão para isso: é preciso pesquisar para saber quais empreendimentos
podem ser mais rentáveis para a realidade da pessoa. Seja para complementar a
renda ou por necessidade, fato é que o empreendedorismo tem crescido. Prova
disso é o aumento no número de donos de pequenos negócios na Paraíba: em 2021,
mais de 44 mil novos registros de microempreendedores individuais (MEIs) foram
abertos, segundo dados do Sebrae Paraíba. Com objetivo de apoiar os
empreendedores, o Sebrae criou a série de Ideias de Negócios MEI.
As ideias podem ser acessadas por meio do endereço - clique aqui -, que conta com
mais de 100 ideias de empreendimentos que podem ser executados pelos mais de 14
milhões de desempregados ou por quem, mesmo que esteja trabalhando, deseje
complementar a renda. A expectativa é que ainda neste mês o portal conte com
mais de 150 Ideias de Negócios MEI. O conteúdo foi feito pelos colaboradores do
Sebrae a partir do cruzamento de dados e apresenta informações de extrema
relevância para quem busca empreender: renda média mensal, custo de
investimento inicial para o empreendimento, demanda de clientes no Google,
concorrência digital e performance nas redes sociais.
Para montar as Ideias de Negócios MEI, foram selecionadas as
profissões mais procuradas na internet, que são exercidas de maneira informal e
que podem ser formalizadas através da figura do microempreendedor individual.
Entre elas, estão churrasqueiro, adestrador de cães e cabeleireiro, por
exemplo, que observaram o aumento da demanda mesmo durante a pandemia da
Covid-19. Dessa forma, é possível buscar, dentre as opções ofertadas, aquelas
de maior afinidade para poder empreender, gerando emprego e renda.
De acordo com a gerente da Unidade de Gestão Estratégica e
Monitoramento do Sebrae Paraíba, Ivani Costa, atividades ligadas ao setor de
serviços normalmente são tidas como “porta de entrada” para empreender, já que
exigem baixo investimento e conhecimento sobre o negócio. “Outro dado relevante
é que (os empreendedores) são, em sua maioria, formados por microempreendedor
individual (MEI), dos quais 60% tiveram entre 25% e 50% do seu faturamento, em
2021, provenientes de vendas on-line. Portanto, é extremamente necessária a
entrada de novos segmentos voltados para o digital, vendendo conhecimento,
mentorias, consultorias, abrindo novas fronteiras com educação, serviços
específicos, entre outros”, avaliou.
A gerente enfatizou, ainda, que o Sebrae, em 2022,
continuará com serviços e orientações aos empresários voltados ao mundo
digital, envolvendo desde a formação de empreendedores digitais, definição de
estratégias e novos modelos de negócios até o desenvolvimento de ações
específicas de atendimento, vendas, marketing on-line e as demais ações
operacionais envolvidas para a transformação ou simplesmente inserção dos
pequenos negócios no universo digital. “A sobrevivência das pequenas empresas
depende dessa inserção e estamos prontos para apoiá-las nesse processo”,
destacou. (Com Assessoria)