Geral

Kassuá participa da edição Nordestesse no Rio de Janeiro

Atualizada em 27/10/2022 às 17:07
Por Redação

Da Paraíba foram a Cachaça Nobre, os doces Quixaba e a famosa Geléia de Cajá

Imagina a surpresa de alguém ao receber produtos escolhidos a dedo, que não estão nas prateleiras dos supermercados, especiais e que beneficiam diretamente pequenos produtores e o comércio da região! Essa é a proposta da Kassuá, que atua em João Pessoa e no Brasil divulgando produtos nordestinos de alta qualidade e de produtores que tem história pra contar.   


“Ao presentear com um kassuá, uma empresa proporciona aos seus colaboradores, clientes e parceiros mais conhecimento, conexão e senso de valorização local, além de promover senso de  pertencimento à comunidade onde está inserida. E ainda colabora com o crescimento do comércio local” afirma  Renata Almeida, idealizadora e curadora da Kassuá. 


E a convite da plataforma de criativos de moda, arte e gastronomia Nordestesse, com foco no que é feito à mão e com DNA ancestral, a Kassuá está participando da nova edição do evento, no Rio de Janeiro, que vai até dia 29, sábado, no Pinga Store, uma ampla casa que abriga marcas autorais na rua Redentor, 64, Ipanema. A curadoria é formada por marcas da Bahia, Alagoas, Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba e Pernambuco. E o que a Kassuá está mostrando dessa vez? 


Renata Almeida levou para o Rio as famosas caixas com produtos como o Café Colheita das Alegrias, da Fazenda Alegria, no Planalto de Vitória da Conquista, na Bahia, que além da excelência dos frutos e de todo o processo produtivo, a fazenda mantém uma associação que acolhe pequenos produtores e a comunidade em seu entorno com projetos de educação para adultos, jovens e crianças. O Chimichurri Nordestino, de Fortaleza, no Ceará, que tem a pitada do Nordeste, artesanal, sem conservantes, com ingredientes naturais e ervas frescas locais com um toque de pimenta nativa. O famoso Bolo de Rolo do Recife, da Sabores da Casa, também faz parte da caixa. O bolo de rolo é patrimônio cultural imaterial de Pernambuco e carrega em sua receita muito da tradição e da história pernambucana.


Os vinhos frisantes do Vale do São Francisco, de Santa Maria da Boa Vista, estão representados pelo moscatel Rio Valley, produzido em uma das primeiras fazendas de vinho da região. A vinícola Tropical está lançando o primeiro vinho nordestino em latas. E tem os doces artesanais Delícias da Quixaba, de Picuí, na Paraíba, que são produzidos por mulheres da comunidade do sítio Quixaba. São doces feitos a muitas mãos, com ingredientes naturais vindos da agricultura familiar. E da terra da cachaça, direto de Cruz do Espírito Santo, também na Paraíba, a cachaça Nobre envelhecida em Umburana está sendo exibida com o selo de medalha de ouro no Concurso Nacional de Destilados 2020. O Engenho Nobre se destaca por sua construção sustentável. E tem ainda a geléia de cajá com cachaça, da Sabores da Granja, de João Pessoa, PB, que faz a fusão de dois sabores incríveis: o cajá e a cachaça. A geleia é um sucesso com queijos diversos e também no preparo de drinks. “A receptividade dos produtos aqui no Nordestesse está sendo incrível. As pessoas se surpreendem com a apresentação, se encantam com a qualidade dos produtos e com as histórias dos produtores” afirma Renata. 


O kit com esses produtos foi montado especialmente para a Nordestesse, edição Rio de Janeiro, mas existem várias opções com estes e outros produtos. A Kassuá é uma loja criativa de produtos nordestinos que valoriza o empreendedor local, a agricultura familiar e as conexões humanas alimentadas pela economia criativa. Siga no instagram @kassuabr www.kassua.com.br


(Com Assessoria)

Relacionadas

Novas atualizações

Mais lidas