Com forte atuação no combate à fome, a quantidade é suficiente para ajudar a compor mais de 2 milhões de refeições em todo o país
O Instituto Assaí, organização responsável pelo investimento social do Assaí Atacadista, atua com três frentes de trabalho, são elas: Empreendedorismo, Segurança Alimentar e Esportes. E, prestes a completar um ano de atuação – oficialmente criado em setembro de 2022 –, o Instituto já doou mais de mil toneladas de alimentos por todo o País, somente entre os meses de janeiro e junho deste ano. O montante é suficiente para contribuir com a composição de mais de 2 milhões de refeições. As doações foram destinadas a pessoas em situação de vulnerabilidade social por meio da parceria do Atacadista com ONGs nas cinco regiões brasileiras, que são responsáveis pela distribuição dos alimentos, especialmente nas comunidades do entorno onde estão localizadas as suas mais de 270 lojas.
Apenas no Estado da Paraíba, localidade em que a Companhia conta com 5 lojas em funcionamento, no período, foram doadas 22 toneladas de alimentos para instituições da região, como Associação Promocional do Ancião e Instituição Vaso Novo, auxiliando na composição de 11 mil refeições.
Os produtos, além de serem destinados a famílias impactadas por situações emergenciais, como é o caso de catástrofes naturais, também contribuem com o incremento das refeições em creches, asilos e outras entidades sociais, por meio do Programa Destino Certo, projeto da Companhia que visa separar frutas, verduras e legumes sem valor comercial, mas em perfeito estado para consumo. Desta forma, os alimentos auxiliam tanto para o combate à fome, quanto na redução do desperdício alimentar, porque traz uma segunda chance aos itens que foram rejeitados esteticamente no momento da venda, mas que estão próprios para serem consumidos.
Projetos do Instituto Assaí
Ainda no pilar de Segurança Alimentar, o Instituto Assaí planeja dar início nos próximos meses a um projeto de fortalecimento das Cozinhas Comunitárias para distribuição de refeições prontas, com organizações sociais nas regiões Sudeste, Norte e Nordeste do País.
Na frente de Empreendedorismo, o Instituto encerrou a fase regional da 6ª Edição do Prêmio Academia Assaí, voltado para micro e pequenos(as) empreendedores(as) do ramo alimentício. O Prêmio visa desenvolver e capacitar os pequenos negócios a se tornarem mais estruturados e perenes. Foram mais de 20 mil inscritos(as) este ano. No início de agosto, foram selecionados 6 vencedores(as) em cada uma das cinco regiões brasileiras. Agora, os(as) 30 vencedores(as) regionais se classificaram para a etapa nacional, que será realizada em São Paulo, no mês de outubro.
Já no eixo de Esportes, o Instituto Assaí lançou, neste mês, seu primeiro Edital “Esporte e Cidadania”, com o objetivo de possibilitar que, a partir do apoio, as organizações selecionadas sejam capazes de fortalecerem suas práticas e articularem novas parcerias para consolidar e manter a continuidade das atividades. Neste primeiro momento, o edital irá selecionar até 50 instituições de três localidades brasileiras: Regiões Norte e Nordeste e Região Metropolitana da cidade de São Paulo.
Sobre o Instituto Assaí
O Instituto Assaí é o responsável pelo investimento social do Assaí Atacadista. Criado em 2022, ele mantém a tradição da Companhia em realizar ações sociais, entre elas o fomento ao microempreendedorismo no setor de alimentos em regiões de vulnerabilidade social pelo Brasil. Assim, o Instituto nasce com o propósito de promover oportunidades e caminhos de prosperidade para o desenvolvimento de pessoas e de comunidades em todo o país. Isso é realizado por meio de iniciativas em: empreendedorismo, alimentação e ou esporte. Mais informações: www.institutoassai.org.br.
Sobre o Assaí Atacadista
O Assaí é uma empresa de Cash & Carry (ou atacarejo), que atende pequenos(as) e médios comerciantes e consumidores(as) em geral, seja na compra de itens unitários ou grandes volumes. Com faturamento de aproximadamente R$ 60 bilhões em 2022, é a 2ª maior empresa de varejo do país e uma das 10 melhores empresas brasileiras para se trabalhar do seu segmento (categoria “Super Grandes”, de acordo com o GPTW 2022). Está presente nas cinco regiões do País com mais de 270 lojas distribuídas em 24 estados (além do Distrito Federal), e possui mais de 70 mil colaboradores(as). Desde 2021 tem suas ações negociadas tanto na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) - sob o ticker ASAI3 – quanto na Bolsa de Nova York (NYSE), sendo a única do seu segmento listada em ambas. Ainda, integra a seleta carteira do IDIVERSA B3, que reconhece as empresas de capital aberto com melhores indicadores em diversidade de raça e gênero. Em 2022, a Companhia foi considerada Top of Mind na categoria “Atacado” em pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha; e eleita a melhor empresa do ramo de “Comércio Varejista” pelo Prêmio Valor 1000. Em 2023, foi considerada a marca de varejo alimentar mais valiosa pelos rankings anuais promovidos pela Interbrand (20ª colocação geral) e pela Brand Finance (13ª colocação geral).