Geral

Fortalecimento do delivery é apontado como impacto positivo da crise no setor da alimentação

Atualizada em 16/05/2020 às 09:13
Por Redação

Foi o que constatou uma pesquisa realizada pelo Sebrae Paraíba junto a empreendedores em diversas partes do estado

Pesquisa realizada pelo Sebrae Paraíba junto a empreendedores que atuam no setor da alimentação em diversas partes do estado mostra que a crise provocada pela pandemia do coronavírus (Covid-19) trouxe, também, impactos positivos. Os principais apontados pelos entrevistados foram fortalecimento das vendas por meio do delivery e oportunidade para reduzir custos de operação do negócio. Dentre os negativos, os empresários identificaram suspensão do atendimento presencial e problema na manutenção de equipamentos parados.

Além dos impactos nos pequenos negócios, o levantamento do Sebrae também abordou as principais ações tomadas pelos empreendedores do setor para conter a crise. Dentre elas, estão implantação ou fortalecimento do delivery; melhoria na apresentação dos produtos; adequação do espaço de produção, como redução do salão e aumento do espaço de manipulação de alimentos; ações promocionais como sobremesas e refrigerantes grátis para os primeiros pedidos do dia; negociação de custos com fornecedores; e intensificação nas ações de marketing digital por meio de redes sociais, WhatsApp e sites.

A pesquisa mostrou, ainda, que as principais preocupações dos empresários durante a pandemia são manutenção da equipe sem precisar demitir, manutenção do pagamento dos fornecedores e inserção dos negócios nas vendas online e entrega em domicílio. Além disso, para os entrevistados, os principais desafios que uma crise como essa pode oferecer são reinvenção, especialmente com o olhar voltado para o digital, e possuir reservas financeiras para imprevistos.

Para a gerente da agência regional do Sebrae Paraíba em Guarabira, Jacy Viana, diante do cenário atual, estratégias são fundamentais para movimentar a economia dos pequenos negócios. “Para o segmento de alimentação, o Sebrae tem orientado investir em ferramentas de marketing digital, delivery, focar no relacionamento com o cliente e oferecer produtos de valor agregado. Essas estratégias vêm gerando resultados significativos para os empreendedores. É importante salientar que os empresários precisam se adequar aos novos modelos de negócios e tendências que estão surgindo em meio a essa pandemia e devem estar antenados para entender e atender às necessidades do novo consumidor. Só assim poderão ganhar espaço nesse novo mercado”, destacou.

Estratégias 

O agente de desenvolvimento da Sala do Empreendedor em Pilões, Jaime Souza, contou que foi criada a campanha “Superando a crise”, como forma de incentivar os empreendedores locais e divulgar os casos de sucesso durante a pandemia. “Estou acompanhando os stories do povo de Pilões. O produto que é mais recomendado por eles, procuro o empreendedor e converso com ele. Todos os atendimentos são remotos, pelo Whatsapp. Depois que a campanha cresceu, o caso inverteu e eles me procuram para consultorias e atendimentos. Dou algumas dicas básicas sobre o marketing digital e o atendimento com o público”, explicou.

De acordo com o agente, que também é diretor de Cultura e Turismo do município, os empreendedores estão buscando informações sobre financiamentos neste período. “O setor de alimentação está conseguindo driblar a crise. Estamos em um novo cenário, que ninguém esperava. Porém, por causa da pandemia e do isolamento social, cresceu o entretenimento em casa e, com isso, a procura por estabelecimentos da alimentação. Os empreendedores são criativos e estão oferecendo kits de café da manhã, de festa ou até mesmo voltado pra quem está assistindo as lives. Antes, o delivery não era tão popular aqui, mas agora é. Isso faz o cliente se sentir especial”, destacou Jaime Souza. (com informações do Sebrae-PB)

Tags:

Relacionadas

Novas atualizações

Mais lidas