Geral

Engenho São Paulo recebe cinco medalhas em Concurso Nacional de Vinhos e Destilados

Publicado em 03/11/2022 às 15:04
Por Redação

Foram premiadas as cachaças Cigana Heritage, São Paulo Original, Caipira, Caipira Amburana e São Paulo versão exportação


Reconhecida no cenário nacional e internacional, as cachaças do Engenho São Paulo foram premiadas na 22ª edição do Concurso Vinhos e Destilados do Brasil — principal premiação do país dedicada exclusivamente a produtos deste setor. Ao todo, das 12 cachaças premiadas na Paraíba, o Engenho São Paulo ganhou cinco medalhas. A Cigana Heritage e a São Paulo Original receberam a Medalha de Grande Ouro, já a Caipira e Caipira Amburana foram agraciadas com a Medalha de Ouro, e a Medalha de prata ficou com a Cachaça São Paulo versão exportação para os Estados Unidos.



A lista de vencedores da competição — realizada de 19 a 21 de setembro — foi divulgada na última sexta (28) e o Engenho São Paulo conquistou medalhas em todos os níveis. O júri, composto por enólogos, especialistas, jornalistas e autores especializados, elegeu os melhores vinhos e destilados, por meio de uma degustação às cegas, na qual desconheciam o produto que estavam provando.



De acordo com a organização, foram 630 amostras recebidas entre vinhos e destilados,  predominantemente cachaças.



As cachaças premiadas — Maior produtor de cachaça de alambique do Brasil, com mais de 100 anos de tradição, o Engenho São Paulo recebe pelo segundo ano consecutivo, o reconhecimento nacional de excelente qualidade das suas cachaças, ganhando cinco medalhas em cada edição. 



Uma das medalhas de Grande Ouro foram para a Cigana Heritage,  cachaça extra premium com 26 anos de envelhecimento em barris de carvalho. Em 2021, a Cigana Heritage recebeu a medalha de ouro no mesmo concurso e agora galga mais uma posição, chegando ao topo da premiação. Outra outorgada com a Medalha de Grande Ouro foi a São Paulo Original, que passa por um período de descanso de no mínimo quatro meses em pipas de madeira freijó, o que resulta numa cachaça de excelente qualidade com o sabor da tradicional cachaça paraibana.



Duas medalhas de Ouro da edição 2022 do Concurso ficaram com a linha Caipira. A versão tradicional é um blend entre cachaças mono e bidestiladas em alambiques de cobre, que resulta em uma cachaça com notas de ervas e cana-de-açúcar que têm um leve sabor de frutas. Já a Amburana é um blend de cachaças armazenadas em madeiras: amburana, carvalho e de freijó do Pará. Essa mistura resulta em uma cachaça com um sabor com uma discreta doçura e amadeirada, bem como notas delicadas de ervas, canela e especiarias.



O público internacional da Cachaça São Paulo também tem acesso a um destilado premiado. A cachaça São Paulo versão exportação foi agraciada com a medalha de prata no concurso.



Para mais informações sobre o Engenho São Paulo, o site é https://engenhosaopaulo.com.br e o instagram @engsaopaulo , @cachacasaopaulo e @cachacacaipira .


(Com Assessoria)

Relacionadas

Novas atualizações

Mais lidas