Geral

Empresários propõem criação de comitê para elaboração de plano de retomada econômica em JP

Atualizada em 31/05/2020 às 09:46
Por Richelle Bezerra

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) também se movimentou para fazer algo no mesmo sentido no âmbito do Estado.

Um grupo formado por empresários, entidades de classe, associações, políticos e demais representantes da sociedade civil de João Pessoa está liderando um movimento que sugere, à Prefeitura, a criação do “Comitê para Elaboração do Plano de Retomada Econômica da Cidade”. A ação, iniciada pela Câmara de Dirigentes Lojistas da capital (CDL-JP) e pelo vereador Thiago Lucena (PRTB), tem se fortalecido por meio de debates e sugestões realizadas por videoconferência. Nos próximos dias, o requerimento, em nome da Câmara de Vereadores de João Pessoa, deve chegar às mãos dos gestores do Executivo municipal. A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) também se movimentou para fazer algo no mesmo sentido no âmbito do Estado.

No requerimento, Thiago, que é presidente da Frente Parlamentar de Inovação e Empreendedorismo da Câmara, ressalta que se faz necessário o diálogo do Poder Executivo Municipal com setores que visam contribuir com a retomada econômica da cidade, onde deve ser levado em consideração os posicionamentos das entidades, instituições e da sociedade civil nas decisões a serem tomadas, para que os critérios adotados possam considerar os obstáculos que o setor produtivo e demais entidades tem enfrentado, uma vez que estão impedidos de exercer suas atividades a mais de 60 dias.

O grupo reconhece que a relação entre o risco de contágio do coronavírus e a vulnerabilidade econômica é um dos principais desafios do momento. Por isso, sugere a criação do Comitê para trabalhar na definição de soluções concretas que levem em consideração todos os pontos e vulnerabilidades envolvidas na questão. “Queremos construir diretrizes que possam superar a crise de forma responsável, por meio de ações que considerem todos os aspectos, desde a saúde à economia”, disse o Josuel Gomes da Silva, presidente do Programa Paraibano de Qualidade (PPQ) e um dos diretores da CDL-JP.

Os deputados estaduais também se movimentaram para fazer algo similar junto ao Governo do Estado. Eduardo Carneiro (PRTB), presidente da Frente Parlamentar de Empreendedorismo e Desenvolvimento Econômico na ALPB, colheu assinaturas dos colegas para requerer ao Poder Executivo estadual a criação do Comitê e ressaltar a importância de um plano de retomada para toda a Paraíba.

Alguns dos integrantes

Além da Câmara de Dirigentes e Lojistas de João Pessoa, da Câmara de Vereadores e da Assembleia, compõem o grupo: Sindicato dos Representantes Comerciais do Estado da Paraíba – SIRECOM/PB; Sindicato da Industria da Construção Civil de João Pessoa – SINDUSCON/JP; Programa Paraibano de Qualidade – PPQ; Associação Comercial da Paraíba – ASCON/PB; Sindicato de Empresas de Hospedagem e Alimentação de João Pessoa – SEHA-JP; Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – ABRESEL/PB; Associação Brasileira de Agências de Viagens da Paraíba – ABAV/PB; Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado da Paraíba – ABIH/PB; Conselho Regional de Medicina – CRM/PB; Associação Médica da Paraíba – AMP; Conselho Regional de Educação Física – CREF/PB; Sindicato de Empresas de Transporte de Carga da Paraíba – SETCE/PB; Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Estado da Paraíba – SIPC/PB; Associação das Indústrias de Panificação da Paraíba – AIPAN/PB; Sindicato das Concessionarias da Distribuição de Veículos Automotores na Paraíba – SINCODIV/PB; Sistema de Operações Multissetoriais em Atividade - SOMA Network; Sindicato da Indústria de Cerâmica Vermelha – SINDICER/PB; Federação das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado da Paraíba – FEMICRO/PB; e Associação dos Fabricantes de Móveis e Artefatos de Madeira da Paraíba – AMAP/PB.

Tags:

Relacionadas

Novas atualizações

Mais lidas