Geral

Educadora explica como preparar as crianças para suas primeiras provas da escola

Publicado em 24/03/2023 às 14:13
Por Redação

Aldimar Wanderley, diretora e fundadora do Colégio Primeiro Mundo, recomenda pais a tornarem as avaliações em atividades não traumáticas


Desde as primeiras experiências escolares, os pais ou responsáveis possuem papel fundamental no aproveitamento acadêmico dos pequenos. Afinal, também é nesta fase que as crianças absorvem boa parte dos ensinamentos que levarão para toda sua jornada estudantil. Ensinar a importância de estudar, realizar as atividades no prazo, prestar atenção nas aulas, tirar dúvidas e se preparar corretamente para uma prova evitando nervosismo e cobranças exageradas pode ser fundamental para o desempenho futuro no Enem – Exame Nacional do Ensino Médio – e vestibulares.

 

Com mais de 40 anos de experiência em educação infantil, Aldimar Wanderley, diretora e fundadora do Colégio Primeiro Mundo, explica a importância de preparar as crianças desde suas primeiras provas. “Se nas primeiras avaliações os pais colocarem medo, cobranças e assustarem os pequenos, eles poderão levar esse sentimento para a vida e adquirir inseguranças que atrapalham no desempenho, não apenas das avaliações, mas também no dia a dia de aula e no aprendizado de novos conhecimentos”, explicou.

 

Segundo a educadora, os responsáveis devem se unir à escola e orientar os pequenos de que as provas funcionam como método avaliativo do aprendizado e também do ensino, que são semelhantes às atividades diárias e que não é preciso sentir medo. “As crianças precisam aprender que as avaliações não são um atestado de inteligência e tão pouco de falhas. Que uma nota baixa não define o aluno, na verdade, ajuda encontrar as dificuldades para serem trabalhadas em sala de aula. Precisamos desenvolver autoconfiança, responsabilidade e concentração nas crianças. Também é para isso que existem as provas, não apenas para avaliar o conhecimento”, orienta.

 

Para auxiliar ainda mais os responsáveis, a educadora reuniu algumas atividades que podem ser aplicadas pelos pais antes e após as avaliações. Confira:

 

Antes das provas – É importante apresentar às crianças conceitos de confiança e responsabilidade, estabelecer rotina de estudos e incentivar a independência da criança no cumprimento das atividades, permanecendo atentos a possíveis dúvidas e demandas; observar se as correções das tarefas estão em dia e ensinar a importância de aprender com os erros; acompanhar anotações e atividades realizadas; demonstrar confiança no potencial dos pequenos; oferecer ajuda e explicar o porquê de fazer provas; identificar a causa do medo e calmar a criança; ensinar a lidar com a ansiedade; trabalhar a respiração; dizer que também já fez provas e entende o sentimento dela.

 

Após as provas – Errar é comum, em caso de notas menores do que o esperado ou erros pontuais é importante evitar culpar a criança e rever a avaliação com calma para entender o que está incorreto e porque alguma dúvida ou incoerência surgiu; avaliar o aprendizado e se necessário reavaliar a rotina, caso algo esteja atrapalhando o desempenho; ouvir a criança e acolher seu sentimento, seja ele alegria ou tristeza; comemorar os resultados bons, mas evitar utilização de elementos compensatórios, os bons resultados precisam acontecer por responsabilidade e não por recompensa. 

 

Sobre o Colégio Primeiro Mundo –  Há mais de 40 anos educando gerações, o Colégio 1º Mundo alia tradição, experiência e valores sólidos e humanos aos métodos pedagógicos sociointeracionistas, integrando a inteligência emocional ao mundo do conhecimento. Com estrutura lúdica, confortável e à beira-mar, a escola conta com salas amplas e com ventilação natural, quadra de esportes, parquinho, sala multifuncional para psicomotricidade, ballet e judô e espaço para leitura. O Colégio Primeiro Mundo atende a Educação Infantil , com alunos do Baby ao Kids V (1 a 5 anos) e o Ensino Fundamental Anos Iniciais (do 1º ao 5º  ano). Para saber mais sobre o Colégio Primeiro Mundo, o endereço é Av. Argemiro de Figueiredo, 3047 - Bessa - João Pessoa (PB) e o site, colegio1mundo.com.br/ . O telefone é (83) 3031-4008 ou (83) 996400886. Instagram é @colegio1mundo.


(Com Assessoria)

Relacionadas

Novas atualizações

Mais lidas