Geral

Confira quais são as ideias mais buscadas por quem quer abrir o próprio negócio

Atualizada em 06/12/2021 às 20:25
Por Redação

Ferramenta ‘Ideias de Negócios’, disponível no site do Sebrae, ajuda empreendedor na tomada de decisão 


Com mais de 400 atividades mapeadas, a ferramenta ‘Ideias de Negócios’, disponível no site do Sebrae (https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias), reúne diversos estudos feitos pela instituição, trazendo uma visão geral sobre cada negócio para ajudar quem quer se tornar um empreendedor e realizar o sonho do próprio negócio. Dentre as ideias mais populares, conforme levantamento feito pelo Sebrae entre os meses de setembro e novembro de 2020, estão: distribuidora de bebidas, escritório de consultoria, loja de pet shop e frete e transporte de pequenas cargas. 


Somente entre agosto e setembro do ano passado, o ‘Ideias de Negócios’ recebeu mais de 400 mil acessos de futuros empresários em busca de informações. Os conteúdos diversificados e abrangentes, dispostos na ferramenta, vão desde a visão geral do mercado, estrutura necessária para determinado pequeno negócio, investimentos e equipamentos a pessoal e exigências legais, gerais e específicas. Segundo análise da instituição, houve mudança no comportamento do consumidor que, por sua vez, reflete nas ideias mais pesquisadas por quem quer abrir o próprio negócio. 


Além disso, as ideias mais buscadas apontadas no levantamento revelam que os candidatos a empresários levaram em consideração a pandemia do coronavírus, já que os setores foram os que mantiveram certa regularidade durante o período. Enquanto o setor de bebidas, assim como o de alimentação, experimentou uma elevação, especialmente em relação ao delivery, as lojas de pet shop e criação de animais também cresceram durante o período, bem como o de escritório de consultoria, devido à adoção do home office.


De acordo com avaliação da analista técnica do Sebrae Paraíba, Bera Wilson, quem quer abrir um negócio precisa estar antenado para verificar se as oportunidades de negócios que surgiram a partir da pandemia, bem como as transformações dos modelos de negócios experimentadas até então, vieram para ficar ou se são transitórias.


“É uma coisa que todo empreendedor precisa ter atenção agora. Se ele vai implantar algum tipo de negócio, deve verificar se está adaptado ao modelo híbrido, ou seja, de funcionamento tanto no digital quanto presencial. É interessante, também, atentar para o comportamento do consumidor conforme o nicho de mercado escolhido e que deseja atuar. A partir disso, é importante se aprofundar nele através das informações disponíveis no ‘Ideias de Negócios’. Assim, é possível criar estratégias para se manter e sobreviver no mercado”, avaliou Bera Wilson.

Texto com informações da assessoria

Relacionadas

Novas atualizações

Mais lidas