Pesquisa da Zendesk, em parceria com YouGov, aponta desafios e oportunidades da utilização de IA pelos consumidores brasileiros
A pesquisa Online Shopping with AI: a influência da Inteligência Artificial nas compras online, realizada em outubro de 2024 pela Zendesk, em parceria com a empresa de análise de dados YouGov, revelou como os consumidores brasileiros percebem e aceitam — ou não — a presença da Inteligência Artificial em suas compras de fim de ano.
Segundo a pesquisa, quase metade dos brasileiros (49%) estão prontos para usar ferramentas de IA nas compras de Black Friday e Natal, motivados, principalmente, pela redução no tempo de atendimento e pela busca de melhores ofertas. "Os chatbots e assistentes digitais vêm assumindo um papel fundamental para dar agilidade às compras online e ao suporte 24/7, impulsionando também a mudança do comportamento do consumidor", revela Renato Cohen, gerente de Solutions Consulting da Zendesk no Brasil.
Outra descoberta feita pela pesquisa reforça o potencial existente no e-Commerce brasileiro. “Mais de 70% dos entrevistados afirmaram fazer compras online uma vez por mês ou mais, um número surpreendente e que mostra o protagonismo que as compras online seguirão tendo nesse fim de ano”, explica Cohen.
Mais descobertas da pesquisa:
72% dos consumidores brasileiros fazem compras online pelo menos uma vez por mês
51% dos consumidores brasileiros afirmam que usam IA para encontrar as melhores ofertas durante a Black Friday
32% dos consumidores brasileiros afirmam que é muito provável que usem ferramentas de IA durante essa temporada
30% dos consumidores brasileiros ainda preferem o suporte humano com medo do mau uso de seus dados
46% dos consumidores brasileiros estão mais abertos ao uso de assistentes digitais em comparação ao ano passado
Para Renato Cohen, quando o assunto é Inteligência Artificial, ainda existe um caminho a ser percorrido. “Apesar da IA e agentes de IA serem conhecidos por 85% dos consumidores, apenas 45% disseram já ter usado a tecnologia. Isso mostra que as empresas precisam não apenas implantar a IA, mas também comunicar sua disponibilidade e criar formas de orientar o consumidor sobre como e porque usá-la”, finaliza.
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