Geral

Cachaças do Engenho São Paulo são citadas em livro do Ministério da Agricultura sobre cachaças do Brasil

Publicado em 14/12/2022 às 14:56
Por Redação

Maior produtor de cachaça de alambique do país e premiado nacionalmente, o Engenho São Paulo tem seus mais de 100 anos de história reconhecidos no livro “200 anos_200 cachaças — a evolução da cachaça, da independência aos dias de hoje, contada em 200 rótulos”, recente publicação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).


No livro — que é bilíngue — são citadas as cachaças São Paulo Original e a Cigana. Múcio Fernandes, administrador do engenho, destaca que a publicação traz a bebida tipicamente brasileira vinculada à história do país. “São cachaças que fizeram e estão fazendo história no Brasil. Para mim, é um reconhecimento dos meus avós, pais e tios que fundaram o Engenho São Paulo em 1909”, conta.


Ambos os rótulos das cachaças referenciadas tiveram sua produção iniciada a partir da década de 30. Até então, não havia uma marca propriamente dita e era vendida à granel, assim como açúcar mascavo, rapadura e mel de engenho.


O livro 200 anos_200 cachaças — Dos 200 rótulos presentes na publicação que vai ser distribuída em diversos países, 20 são paraibanos — entre eles, os dois do Engenho São Paulo. O livro foi lançado na última sexta-feira (8), em Brasília e a lista foi elaborada por quatro especialistas: Andréia Gerk, Milton Lima, Luiz Arkhan e Jairo Martins. A ideia é mostrar a importância da bebida genuinamente brasileira como um dos mais significativos representantes da nossa identidade, sua contribuição cultural, social e econômica ao longo da história do país.





Exportação — As cachaças citadas no livro continuam levando o nome da Paraíba não apenas ao cenário nacional, mas também internacional. Desde 1981, o Engenho São Paulo exporta as cachaças São Paulo e Cigana, que também são reconhecidas por vencerem prêmios nacionais como o Concurso Nacional de Vinhos e Destilados — no qual recebeu 5 medalhas na edição 2022. “São mais de 40 anos de exportação e estamos presentes em 23 estados dos Estados Unidos. A cachaça é a bebida do século XXI, pela gama sensorial que tem e pelas madeiras brasileiras [usadas no envelhecimento]”, afirma.


O sucesso da empreitada fora do Brasil fez com que o administrador do engenho fosse convidado para palestrar sobre o case de sucesso e oportunidades de exportação de cachaças paraibanas na Agropec Semiárido, que aconteceu este ano em João Pessoa. “O objetivo foi mostrar a importância da cachaça dentro do Estado da Paraíba e o potencial dela para exportação. Falamos do Engenho São Paulo, que já fazemos exportação e, com isso, tentamos levar outros produtores nesse caminho que é um mercado potencial enorme”, destacou à época.


Para acessar o livro gratuitamente basta clicar no link: https://snida.agricultura.gov.br/binagri/bases/agb/Agb_Docs_Fonte/BR2022001007.pdf


Para mais informações sobre o Engenho São Paulo, o site é https://engenhosaopaulo.com.br e o instagram @engsaopaulo e @cachacasaopaulo.


(Com Assessoria)

Relacionadas

Novas atualizações

Mais lidas