Geral

Bethania Tejo: “Nossa intenção é elevar a experiência dos visitantes ao associar a qualidade ao luxo“

Publicado em 11/09/2023 às 17:13
Por Redação

Uma das arquitetas mais importantes do Nordeste explica como foi o processo de criação do master plan da LXDB, planta que divide e orienta os espaços e caminhos da mostra


Em outubro, João Pessoa receberá mais a segunda edição da Luxo Décor Brasil (LXDB), um evento que apresenta tendências e estilos em Arquitetura, Paisagismo e Designer de Interiores, por meio de ambientes criados por profissionais e marcas do setor. Durante 45 dias, os visitantes terão a oportunidade de conferir mais de 30 ambientes arrojados e cheios de estilo, em um icônico casarão na Avenida Cabo Branco.

 

O master plan da LXDB 2023 - planta que divide e orienta os espaços e caminhos da mostra - ficou a cargo da renomada arquiteta Bethania Tejo. Com cerca de 40 anos de carreira, Bethania conta sobre o processo criativo do master plan para manter a originalidade da casa, a temática desta edição e as expectativas para este ano. Confira:

 

A brasilidade, a nordestinidade e a sofisticação serão representadas nos mais de 30 ambientes da mostra. Como está o master plan da segunda edição da Luxo Décor Brasil?

O master plan é exatamente todo o conceito, funcionamento, percurso e o layout de como será a distribuição para realizar o fluxo entre os ambientes em 1.500m² de área construída. Para a assinatura do segundo ano, temos como cenário a casa que pertenceu a Acácio Gil Borsoi, renomado arquiteto brasileiro, que foi construída na década de 1960 e conta com uma expressão modernista muito presente. Do ponto de vista profissional, está sendo uma tarefa mais desafiadora, pois estamos trabalhando dentro de uma perspectiva para manter ao máximo a originalidade do casarão.

 

Qual a inspiração para a escolha do tema "Arquitetura Viva’’?

Acredito que a localização é um ponto alto. Estamos no Nordeste e a casa fica à beira-mar do Cabo Branco, um dos bairros mais icônicos de João Pessoa. Além disso, pensamos em como todos os arquitetos envolvidos na iniciativa podem expressar tudo o que tem de vivo na nossa cultura, na arte e no pensamento. É um privilégio ter essa liberdade de pensar na sua criação. A temática está associada a tudo o que está na expressão desta casa icônica e memorável, sendo palpável, sensorial e pulsante, o que representa o nosso Nordeste e a nossa capital.

 

A mostra será uma experiência imersiva para estimular os sentidos e a imaginação do público. Pode nos adiantar como serão projetados alguns dos espaços da LXDB 2023?

O pátio interno da casa é muito lindo e será a área de lazer da mostra com o visual da praia de Cabo Branco. Neste local, será também a praça da alimentação e algumas outras atrações, por exemplo. Para este ano, a LXDB será apresentada de uma forma mais ampla e espontânea porque está associada a um espaço residencial de grande valor, arquitetonicamente falando. A nossa intenção é valorizar e associar a qualidade ao luxo, para que haja sucesso total entre os visitantes, fazendo com que todos possam imergir nessa proposta.

 

A  LXDB 2023 promete impactar o mercado e oferecer uma mostra viva, única e arrojada. O que os visitantes podem esperar dos ambientes da mostra?

Quando resolvemos criar o layout do master plan para um espaço que já tem definido o valor de arquitetura significativo, é preciso fazer as devidas considerações. Neste caso, trabalhamos com a ideia de que a mostra precisa ter uma grande expressão de fluidez e visibilidade, com o fluxo do percurso de forma tangível para que as pessoas entendam toda a narrativa estabelecida.

 

Sobre a Luxo Décor Brasil - A Luxo Décor Brasil (LXDB) é uma mostra de Arquitetura, Decoração, Design de Interiores e Paisagismo que acontece em João Pessoa, apontando tendências e inovações por meio de ambientes projetados por profissionais dessas áreas. Durante 45 dias, a mostra reúne grandes nomes e grandes marcas e está em sua segunda edição. A Luxo Decor Brasil (LXDB) ocorrerá de outubro a dezembro de 2023. Para mais informações e atualizações, acesse o perfil @luxodecorbrasil no Instagram.

Relacionadas

Novas atualizações

Mais lidas