A ação aberta ao público gratuitamente vai reunir poesia, música, cordel, graffiti, mamulengo, côco de embolada e ciranda com a participação de artistas do Rio Grande do Norte, Paraíba e Rio de Janeiro
Para celebrar os 100 anos de nascimento, fortalecer a memória e o legado do educador e filósofo brasileiro Paulo Freire junto a estudantes, professores, e comunidade em geral de Baía Formosa, a ONG Casa Formosa em parceria com a EQUIP-Escola de Formação Quilombo dos Palmares, realiza na sexta-feira, dia 10 de dezembro, a partir das 19h, um Sarau poético-musical com a apresentação da atriz paraibana que interpretou a personagem Luciene no premiado filme Bacurau, Suzy Lopes. A ação gratuita e aberta ao público será na área externa da Casa Formosa, na principal da entrada da cidade.
Sarau poético musical – Entre as várias atrações confirmadas, está o grupo Verso e Prosa que surgiu em 2010, na casa de Cultura Popular de Caicó/RN, formado por uma família: Lourdinha, Túlio, Ícaro e Júlia. Além dos mamulengos, o grupo “Verso e Prosa”, trabalha com cordel e artesanato, e nas apresentações, procuram divulgar a cantoria de viola e o côco de embolada.
Nas artes visuais, o sarau vai contar com a presença do grafiteiro Felipe F'Black de Natal, que fará uma intervenção simultaneamente ao sarau, com a imagem de Paulo Freire sendo pintada numa grande parede através da técnica do graffiti.
O Sarau da Casa Formosa vai contar também com a participação do ator, diretor de cinema e autor de livros de poesia, Tavinho Teixeira; além do ator Kelner Macedo, bem como a artista plástica, gestora cultural e coordenadora do Jongo da Serrinha/RJ, Dyonne Boy; e ainda do dramaturgo, romancista, diretor e ator, Paulo Vieira. O espaço será aberto para outras participações de quem desejar interagir seja declamando algum poema, ou com alguma outra manifestação artística.
O evento pretende reunir um público alvo formado principalmente por professores de escolas públicas, estudantes do ensino médio da Escola Estadual Professor Paulo Freire de Baía Formosa. “O objetivo é fortalecer e ampliar parcerias junto às instituições que se inspiram no legado Paulo Freire como bandeira de luta”, justificou a jornalista e articuladora de projetos da Casa Formosa, Edileide Vilaça. (Com Assessoria)
Serviço: