Especial

Mentora de negócios sugere soluções para manutenção de empreendimentos em meio a Pandemia

Atualizada em 03/04/2020 às 09:37
Por Josi

Emanuela recebe pedidos de ajuda de empresários, diariamente, sobre como lidar com as mudanças provocadas pelo isolamento social.

Na última semana, o governo federal anunciou uma linha de crédito de 40 bilhões de reais pra financiar a folha de pagamento de pequenas e médias empresas, por dois meses. O dinheiro deve beneficiar 12,2 milhões de trabalhadores e mais de um milhão de empresas, durante essa crise, causada pela pandemia do novo coronavírus.

Segundo dados recentes divulgados pelo sebrae Paraíba, só na capital paraibana existem mais de 50 mil pequenos negócios. Em Campina Grande, mais de 24 mil.

O Ideia Positiva conversou com a mentora de negócios Emanuela Albuquerque, que recebe pedidos de ajuda de empresários, diariamente. Ela apresentou algumas dicas que podem ser infalíveis neste momento de crise, e começou reforçando a importância das medidas e pacotes econômicos que estão sendo ofertados pelo poder público e instituições financeiras em decorrência da Pandemia.

“O empresário deve procurar bancos financiadores também, para saber em qual pacote ele se encaixa. Antes de tudo, a maior contribuição para si mesmo e para o seu negócio é trabalhar uma mentalidade positiva, que vai gerar criatividade e soluções próprias, de acordo com cada realidade”, disse.

Ela pontou algumas dicas que considera importantes, para que os empresários encontrem soluções que possam ajudar a driblar os desafios, em meio ao isolamento social e forte impacto econômico.

“A primeira dica é investir em mídias sociais, se até agora o empresário não se fez tão presente nesse espaço virtual, chegou o momento. As pessoas estão reclusas e com o celular na mão, esperando receber boas informações. Outro fator é avaliar custos, cortar ou reduzir gastos desnecessários”, pontuou.

 Negociar com os fornecedores é também uma ação importante a ser adotada agora, explicou Emanuela. “Muitos ainda tem contas a pagar, então, uma negociação com os fornecedores é uma dica valiosa. Negociar para manter o fôlego necessário”, completou.

O casal, Isabelle de Oliveira Medeiros e Ítalo Rucco Filho, proprietário da Gelateria Due Amori, em João Pessoa, que teve a história contada aqui no site (Casal aposta em fabricação de gelato...) resolveram colocar em prática o serviço de delivery, que já estava nos planos para a empresa, mas precisou ser implantado mais rapidamente. Diante da situação que surpreendeu a todos, neste momento de pandemia, ela disse que para tentar manter o negócio ativo resolveram aderir também a essa forma de atendimento aos clientes.

“A gente sofreu forte abalo com esse toque de recolher. A partir do dia 20 de março fechamos as lojas e ficamos assim por oito dias. No dia 26 implantamos o delivery. Já era um plano que a gente tinha e sempre era adiado. Agora, essa foi a solução que adotamos. Sempre mantivemos medidas de segurança contra qualquer tipo de contaminação. O que mudou foi a nossa forma de vender, estabelecendo novas metas e focados”, disse

E nesta quinta-feira (2), o Governador do Estado da Paraíba, João Azevêdo anunciou uma série de medidas econômicas e sociais devido ao isolamento social provocado pela pandemia do coronavírus. As medidas têm um amplo alcance, que vão desde às pessoas carentes e em situação de vulnerabilidade, além de profissionais autônomos e trabalhadores informais, empresários de diversos ramos, que precisam pagar suas contas e manter os empregos formais, e os contribuintes e cidadãos de um modo geral. As ações representam um impacto R$ 145,5 milhões nos cofres do Estado.

Tags:

Relacionadas

Novas atualizações

Mais lidas