Especial

Com turistas e pessoenses, Salão do Artesanato Paraibano volta ao formato presencial em sua 33ª edição

Atualizada em 13/01/2022 às 16:51
Por Redação

Evento, organizado por meio de parceria entre o Sebrae Paraíba e o Governo do Estado, segue com exposições de produtos até dia 6 de fevereiro 


Mais de 400 artesãos de todas as regiões do estado, uma réplica do Centro de Referência da Renda Renascença (Crença), que fica no município de Monteiro, uma galeria de destaque homenageando 11 mestres artesãos paraibanos e a esperança da retomada de grandes eventos presenciais, bem como do fortalecimento do artesanato local. Este é o espírito que permeia o 33º Salão do Artesanato Paraibano, evento realizado pelo Sebrae Paraíba e Governo do Estado que abriu, oficialmente, na quarta-feira (12), em um espaço montado na Praia de Cabo Branco, em João Pessoa. 


Durante a abertura do Salão, o governador João Azevêdo afirmou que a expectativa é que seja tão bem sucedido quanto o último ano do evento presencial, considerando a localização privilegiada e a qualidade da arte em exposição no espaço. “A cada ano nos renovamos e temos expectativas de bons negócios. Estamos em um período de desafios, que exige consciência e o devido cuidado em relação à pandemia, além de respeito consigo mesmo e as outras pessoas”, avaliou. 


Por sua vez, para o diretor técnico do Sebrae Paraíba, Luiz Alberto Amorim, o Salão se consolida, cada vez mais, como um grande evento de artesanato do Nordeste e do Brasil. “Dessa forma, o Salão permite que os artesãos paraibanos tenham oportunidade de mostrarem e comercializarem seu trabalho. Embora eles tenham já experimentado o mundo virtual e o comércio eletrônico, o presencial tem seu diferencial e se faz necessário, dando a oportunidade do contato direto com o consumidor”, destacou. 


A gestora do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), Marielza Rodrigues, enfatizou que a expectativa para esta edição presencial do Salão é grande, tendo em vista que os artesãos estavam há dois anos sem participar de grandes eventos. “Eles estão com a oferta reprimida de produtos, que serão escoados durante o mês de janeiro. Esperamos mais de 100 mil visitantes durante o período de exposição e mais de R$1,5 milhão de volumes de negócios, fora as encomendas durante o ano devido aos contatos feitos durante o evento”, frisou. 


O Salão – Com o tema “Toda Arte que vem do Mar”, o evento seguirá com atividades e exposições de produtos até o dia 06 de fevereiro, das 16h às 22h, e vai homenagear os artesãos, em sua maioria de João Pessoa, Cabedelo e Pitimbu, que transformam escamas, conchas e outros elementos do mar em arte e em objetos símbolos da cultura paraibana. A entrada é gratuita, mas serão recebidas no local doações de 1kg de alimento devido à uma ação social junto ao Hospital Padre Zé. 


Esta será a primeira edição do Salão a ocorrer em formato presencial desde o início da pandemia do coronavírus, seguindo todas as medidas e protocolos preventivos em relação à doença, a exemplo de o visitante deverá portar o passaporte de vacinação da Covid-19 e apresentar o referido documento na entrada do evento, além de usar máscara permanentemente enquanto estiver no local. Borrifadores de álcool 70% estarão espalhados pelas tendas, à disposição dos clientes. (Com assessoria).

Relacionadas

Novas atualizações

Mais lidas