Empreendedorismo

Verão e lazer: estação é propícia ao empreendedorismo e economia criativa

Publicado em 27/01/2022 às 09:13
Por Redação

Gestora do Sebrae Paraíba dá dicas para empreendedores aproveitarem o período

O verão, com suas altas temperaturas e dias mais longos do que outras estações do ano, costuma ser um momento reservado para férias e, consequentemente, viagens, sejam em família ou com amigos. Este é o período, portanto, associado ao lazer e, dessa forma, os empreendedores podem aproveitar para pôr em prática lições da economia criativa, conforme avalia a gestora de turismo e economia criativa do Sebrae Paraíba, Regina Amorim.


Conforme explicou a gestora, o verão é o melhor período para o lazer, seja no turismo de sol e mar, ecoturismo, aventura, gastronômico, cultural ou outras modalidades. Além disso, há, também, uma crescente demanda por atividades introspectivas de meditação em locais mais tranquilos, do turismo rural e de natureza. “Isso contribui para que os pequenos negócios sejam contemplados pelas escolhas que atendem ao perfil do turista no atual cenário econômico”, afirmou.


Para isso, no entanto, o empreendedor precisa se preparar. Pesquisar o mercado, planejar, qualificar e divulgar são medidas que podem auxiliar nessa preparação. “Assim, ele poderá fornecer experiências inusitadas, de rotas e roteiros que possibilitem aos turistas fugir da rotina, além de gerar diferencial que atraia e encante os clientes. Promover e comercializar os produtos e as experiências do turismo, participando de eventos específicos de turismo, também auxiliam o empreendedor a aproveitar o período”, enumerou.


Em relação à economia criativa, um de seus pilares é a cultura do lugar, que agrega valor às experiências vivenciadas no turismo, segundo salientou Regina Amorim. “A cultura e a criatividade são valores intangíveis que fazem a diferença dos negócios turísticos inovadores. Por isso, é importante ler mais sobre as novas economias e buscar informações sobre os negócios criativos e colaborativos. A dica é unir turismo e cultura para inovar produtos e serviços turísticos, com uma boa dose de criatividade, conhecimento e tecnologia para ir mais longe”, frisou. (Com Assessoria)

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