Empreendedorismo

StartPB: experiência de inovação com foco no desenvolvimento de ecossistema premia ideias no Sertão

Publicado em 20/12/2022 às 14:15
Por Redação

Propostas foram apresentadas em evento Demoday realizado pelo Sebrae/PB


Trabalhar o processo de pré-aceleração de startups com foco em empreendedores com negócios nas fases de ideação e operação. Essa foi a proposta do Programa StartPB e que premiou três ideias apresentadas por equipes da região do Sertão do estado durante a realização do Demoday, evento que marcou o encerramento da experiência depois de uma jornada de quatro meses de mentorias e workshops sobre como criar e impulsionar ideias. 



O programa é uma iniciativa do Sebrae/PB e contou com a participação inicial de 49 startups, das quais 38 foram pré-qualificadas para o Demoday, sendo posteriormente 16 habilitadas para fase final, observando o destaque para as três primeiras colocações e o reconhecimento do Programa ‘Ouse Criar’, voltado para alunos do ensino médio.  



A primeira colocação foi conquistada pela equipe de empreendedores de João Pessoa, que apresentou a proposta ‘EducaKids’, que defendeu o desenvolvimento de um aplicativo educacional com foco no ensino infantil para estimular o conhecimento através de jogos, leituras de livros e desafios para alunos e professores. Já a segunda e terceira posição, respectivamente, representados por empreendedores da cidade de Sousa, na região do Sertão, foram ocupadas pela apresentação da ideia ‘Na Palma da Mão’, solução que permite a realização de gerenciamento de consultorias de forma digital, e ‘ProCPets’ uma plataforma de conexão com tutores e prestadores pets, podendo ser também usada como uma base de informação para cuidados com animais.   



“Essa foi a primeira vez que participei de uma experiência como essa e durante o período de quatro meses foi possível verificar a importância de cada etapa para o desenvolvimento final da ideia. Foram quatro meses intensos e entendendo também como funciona a dinâmica que existe dentro do mercado, além do conhecimento que é adquirido pelo contato que é feito com mentores, profissionais e ao fim investidores” comentou Priscilla Araújo, idealizadora do ‘Na Palma da Mão’.  







A exposição de cada projeto teve o tempo de três minutos para apresentação de sua viabilidade a banca julgadora que foi composta por investidores, membros do setor público e do Sebrae/PB. Outro destaque da programação foi alcançado por estudantes da cidade de Sousa, a partir do desenvolvimento da ideia 'Fridas', tecnologia social criada com a finalidade de aproximar mulheres jovens em situação de vulnerabilidade social de ofertas de emprego existentes.  O reconhecimento aconteceu por meio do Programa ‘Ouse Criar’, realizado pelo governo do estado.  



De acordo com o gerente da agência regional do Sebrae/PB em Sousa, Thiago Lucena, o resultado alcançado pelas equipes do Sertão demonstra o potencial de ideias existentes na região e que podem ser viabilizadas a partir de investimentos.  “A premiação é um momento de celebração dos resultados que foram construídos e esse reconhecimento é importante para incentivar cada vez mais o processo de criatividade. Podemos considerar que essa foi uma edição exitosa do programa, especialmente pelo ineditismo de ter trabalhado duas turmas simultâneas e proporcionado essa chance para empreendedores do Sertão. Existe uma representatividade significativa nesse resultado quando se observa o destaque para os participantes da nossa região ocupando as primeiras posições”, disse. 



(Com Assessoria)

Relacionadas

Novas atualizações

Mais lidas