Empreendedorismo

Sebrae PB celebra Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino com fórum para donas de negócios

Atualizada em 19/11/2021 às 13:32
Por Redação

Em parceria com o Fórum Mulher de Negócios, o evento contou com palestras e painéis de empreendedoras


O Sebrae Paraíba promoveu, na noite de ontem, um encontro com empreendedoras, em parceria com o Fórum Mulher de Negócios. O momento foi realizado em comemoração ao Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, celebrado nesta sexta-feira, 19 de novembro, desde 2014, por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU). Como forma de inspirar empreendedoras paraibanas, o evento, que ocorreu no auditório do Sebrae, contou com relatos de empresárias locais e nacionais sobre os desafios enfrentados durante a trajetória empreendedora, bem como durante a pandemia da Covid-19. 


A palestra de abertura foi realizada pela empresária Mazé Lima que, há 22 anos, deu início ao sonho de vender doces, que se transformou na loja Mazé Doces. Ela contou que enfrentou desafios ao longo de todo o caminho, desde o começo, quando não tinha dinheiro ou conhecimentos suficientes sobre empreendedorismo, até os dias atuais, com as restrições impostas pela pandemia. “Acredito firmemente que, para superar desafios, é preciso ter sonho e propósito, que são mais fortes do que a gente. Por mais difícil que tenha sido em diversos momentos, nunca deixei de acreditar e me agarrei ao sonho. O Sebrae foi o grande fornecedor de conhecimentos para mim”, destacou.


Em seguida, as empreendedoras acompanharam o painel “Empreender é sonhar, resistir e deixar legado”, com a participação das empreendedoras Priscilla Teixeira, Cristiane Teixeira, Giovanna Maia e mediação de Geórgia Lima. “Elas trouxeram, também, as principais atitudes empreendedoras para se manter em setores desafiantes, a exemplo de bar, restaurante e turismo. Foi um momento maravilhoso”, afirmou a mediadora. Para Giovanna Maia, que abriu o Bar Loca Como Tu Madre há dez anos, além dos desafios inerentes ao empreendedorismo, ainda precisa enfrentar preconceito por atuar em uma área historicamente masculina, que é a de bar e restaurante.


“Sonhadora que sou, enfrentei a vontade de ser empreendedora e hoje estou aqui, mostrando que é possível inverter essa situação e valorizar a mulher e o trabalho”, disse. Por sua vez, as empreendedoras Cristiane e Priscilla Teixeira, mãe e filha, respectivamente, relataram como foi recomeçar com a empresa de turismo Luck Receptivo após o fechamento total provocado pela pandemia. “Paramos totalmente, como nunca antes em 30 anos de empresa. Então, enfrentamos diversos desafios nesse recomeço e com o novo normal”, comentou Priscilla. “Espero que nossa experiência possa estimular pessoas a acreditarem que podem fazer acontecer”, frisou Cristiane Teixeira.


O evento – Para a gerente da Unidade de Educação Empreendedora do Sebrae Paraíba, Humara Medeiros, o Fórum proporcionou debate e inspiração para mulheres empreendedoras. “O Sebrae, preocupado com esse olhar, realizou esta terceira edição do Fórum de Mulheres Empreendedoras, mostrando a necessidade de inspiração, olhar amplo e que empreender é, também, para mulheres”, enfatizou.


Já a presidente do Fórum de Mulheres de Negócios, Cristina Heim, pontuou que o empreendedorismo é uma filosofia de vida que propõe a realização de coisas e a importância da ação e proatividade para mudar a própria vida. “O empreendedorismo pode transformar vidas, realizar sonhos e, ao contar histórias de mulheres que passaram por essa transformação, estamos mostrando que nosso lugar não nos define, mas nós mesmas. É possível empreender independente da realidade em que se vive”, salientou.

Relacionadas

Novas atualizações

Mais lidas