O 'Eu Posso' deu início às atividades da etapa de pós-crédito. Os empreendedores contemplados pelo primeiro edital do programa participaram de um treinamento sobre saúde financeira, em encontro realizado no auditório do Sebrae, na Capital, nessa quarta-feira, 12. Promovido pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest), o programa municipal de Apoio aos Pequenos Negócios oferta recursos a empreendedores formais maiores de 18 anos ou legalmente emancipados, residentes e domiciliados no município. Deve ainda ser pessoa jurídica (MEI ou ME) sediada na capital paraibana, com no mínimo seis meses de formalização e cadastro ativo junto à Receita Federal.
Esse programa de microcrédito social é dividido em seis etapas obrigatórias:
inscrição, capacitação, plano de negócios, análise de crédito, entrega do
certificado do programa (CEM) e, por último, a concessão dos recursos. “Mas nosso
compromisso não acaba com o repasse do empréstimo. Nossa equipe técnica segue à
disposição do empreendedor no pós-crédito, dando todo suporte necessário,
capacitando, acompanhando a evolução do negócio e até orientando a aplicação do
investimento”, explicou a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho,
Vaulene Rodrigues.
O treinamento dessa quarta foi ministrado por Bruno Cruz,
consultor e criador da startup paraibana Abracadabra – que, inclusive, foi
parceira do Eu Posso, oferecendo um sistema on-line utilizado para análise de
viabilidade de negócio dos proponentes. Em sua apresentação, Bruno reuniu
informações importantes para que os empreendedores possam manter suas
atividades saudáveis financeiramente.
“Falamos para pessoas que receberam créditos e que precisam
ficar atentas a diversos detalhes, como os custos indiretos, custos fixos,
impostos, faturamento mensal e até o pagamento das próprias parcelas do Eu
Posso. Nosso objetivo foi esclarecer tudo isso, tendo em vista que essas
questões financeiras, muitas vezes, são complexas para quem está começando o
próprio negócio”, destacou Bruno Cruz.
Capacitação - Entre os empreendedores presentes no
treinamento, muitos já traziam histórias bem-sucedidas, resultantes do trabalho
do Eu Posso. Glaudiene Henrique Silva é um exemplo. Ela trabalhava no ramo de
beleza e, na pandemia, precisou se reinventar. “Fiz um curso de
empreendedorismo no Sebrae e, a partir dele, consegui enxergar outro caminho”,
contou. Ela pegou uma máquina de costura emprestada e, com o pouco conhecimento
que tinha, passou a produzir máscaras de proteção facial.
Não demorou muito para ela expandir a produção e postar nas
redes sociais, gerando cada vez mais pedidos de clientes. Foi quando a
empreendedora confirmou que poderia investir no negócio, contando com o aporte
financeiro e com as capacitações do Eu Posso. “Hoje, estou fazendo capas para
almofadas e cortinas. E está dando super certo”, comemorou.
Visitas - A partir de agora,
as equipes do Eu Posso darão início a uma série de visitas aos empreendedores.
Neste processo, o programa contará com a parceria do Sebrae e da Universidade
Federal da Paraíba (UFPB). “O pós-crédito é uma das etapas mais importantes,
pois nela conseguimos visualizar a devida aplicação dos recursos, bem como
sugerir estratégias para o empreendedor aplicar em seu negócio”, frisou
Priscilla Mendonça, diretora de operações da Sedest. (Com Assessoria)