Empreendedorismo

Ruraltur Digital: Empreendedores paraibanos compartilharão experiências de turismo rural

Publicado em 13/08/2021 às 14:45
Por Redação

Evento, que será realizado em setembro, chega a sua 17ª edição 

 

Fomentar, promover e fortalecer o desenvolvimento do Turismo Rural, bem como dar visibilidade mundial à atividade rural. Este é o objetivo da Feira Internacional de Turismo Rural no Brasil (Ruraltur Digital), que chega a sua 17ª edição e será promovida no formato digital no período de 1ª a 4 de setembro. Criada em 2005 pelo Sebrae Paraíba, a feira, que possui caráter itinerante desde 2015, abordará a temática do turismo rural consciente, criativo e colaborativo. 


Conforme a gestora de turismo e economia criativa do Sebrae Paraíba, Regina Amorim, a Ruraltur tem a proposta de transformar desafios em oportunidades, movimentando o cenário dos negócios turísticos nacional e internacional. “A Ruraltur traz no seu conceito uma forma de gerar oportunidades de negócios para os expositores e potenciais compradores, que são os agentes receptivos. Também proporciona conhecimentos e orientações visando ao fortalecimento das instâncias de governança, à inovação e à sustentabilidade de pequenos negócios de turismo rural”, afirmou. 


Nesta edição, o evento será coordenado pelo Sebrae Maranhão. De acordo com a analista técnica da instituição, Sandra Barcelos Coelho, o estado já é reconhecido pelo turismo de aventura, de praia, ecoturismo e de natureza. “Ser anfitrião da 17ª Ruraltur Digital materializa a oportunidade de interação e integração entre os diversos agentes e parceiros que fazem o turismo rural acontecer, tanto no país quanto na América Latina. A partir da programação prevista, poderemos estabelecer uma relação mais próxima com o setor e oportunizar a troca de experiências”, explicou. 


A analista afirmou, também, que o evento permitirá o estabelecimento de negócios entre empreendedores e empresários de micro e pequeno portes das diversas atividades que compõem a cadeia produtiva do turismo rural, além de envolver a comunidade em geral. “Por ser um evento virtual, em adequação ao cenário econômico e sanitário que vivemos, temos a oportunidade de alcançar participantes muito além da versão presencial”, comentou. 


Um dos destaques da programação do evento é o Encontro de Experiências do Turismo Rural, que ocorrerá no dia 3. O evento contará com palestras de relatos de três experiências de turismo rural da Paraíba: “Troca do saber e do fazer na era digital - Rede de Assentamentos Criativos”, ministrada pelas consultoras Mirian Rocha e Bruna Neiva; “Turismo rural em Jacaraú”, assunto abordado pelo secretário de agricultura e desenvolvimento econômico do município, Júnior André; e “Cidade de Areia, destino de turismo rural do Brasil”, tema trazido pela empresária do Engenho e Hotel Triunfo, Maria Júlia Albuquerque.

 

“O Encontro de Experiências do Turismo Rural possibilitará que empreendedores e empresários de atividades ligadas ao turismo rural possam conhecer experiências para contribuir com ideias e soluções para seus negócios, permitindo, também, a inovação e a criatividade nos mesmos”, disse Sandra Barcelos. 


Programação – A programação da 17ª Ruraltur Digital também prevê a realização de quatro rodadas de negócios; o Seminário Nacional de Turismo Rural Consciente, que terá nove painéis temáticos e diversificados; visitas técnicas virtuais, que compreende uma sala com mais de 30 vídeos para promover os destinos e equipamentos de turismo rural do Brasil; o 4º Encontro de Mulheres do Turismo Rural em 2021; e mesas redondas para discutir turismo rural consciente, criativo e colaborativo, além de apresentações culturais virtuais e um marketplace com mais de 200 lojas virtuais previstas. (Com assessoria).

Tags:

Relacionadas

Novas atualizações

Mais lidas