Empreendedorismo

Programa de Qualificação Para Exportação é lançado na Paraíba, beneficiando 100 empresas

Atualizada em 06/12/2021 às 09:42
Por Redação

Programa da Apex-Brasil auxilia empresas a ingressarem no mercado exterior. Sebrae Paraíba apoia iniciativa


Foi lançado na Paraíba o núcleo local do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), uma iniciativa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). O núcleo será implantado no estado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq) em parceria com outras instituições, a exemplo do Sebrae Paraíba. O objetivo do programa é apoiar e qualificar 100 empresas paraibanas a iniciarem, de modo planejado e seguro, a exportação de seus produtos. O evento aconteceu na última sexta-feira, 3, no auditório do Sebrae Paraíba. 


Durante o lançamento da iniciativa, o diretor técnico do Sebrae Paraíba, Luiz Alberto Amorim, afirmou queo país precisa de incentivo às relações com o comércio exterior. “Chegou um programa de capacitação para desenvolver o potencial exportador que temos. Estamos dando um passo muito importante. Sabemos que o segmento da cachaça, por exemplo, já tem um grande potencial, mas precisamos avançar com outros segmentos também. É o momento de as organizações somarem para fazer o que todos desejam”, frisou.


Por sua vez, o presidente da Fapesq e conselheiro estadual do Sebrae, Roberto Germano, destacou a importância do núcleo de exportação para o estado. “Neste momento, além do lançamento do núcleo PEIEX, estamos instalando um conselho consultivo que, mesmo no início das nossas ações, já está apresentando o cumprimento de 25% das metas apresentadas para os dois anos. Nós já temos 25 empresas atendidas. É um momento de satisfação e este deve ser um núcleo permanente para o desenvolvimento dessa atividade exportadora. É um momento de alegria e, mais que tudo, de agradecimento de uma equipe de técnicos que compõem esse núcleo sob a coordenação da UFPB”, enfatizou.


Já o diretor da Apex Brasil, Lucas Fiuza, salientou o sucesso do programa, afirmando que mais de 25 mil empresas já foram beneficiadas com a qualificação ofertada pela iniciativa. “Esse é um passo determinante para o fomento da cultura exportadora. Ao se tornar exportador, o empresário não terá apenas o benefício de mais uma fonte de receita, mas terá, também, incremento na participação do mercado local, tendo em vista que o fato de exportar seu produto dá o reconhecimento da alta qualidade do que é produzido. Tenho certeza que a Paraíba tem potencial de crescimento expressivo”, ressaltou.


O programa


O núcleo do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX)deverá atender, na Paraíba, 100 empresas, sendo 75 de bens e serviços e 25 do segmento de cachaça. O foco neste último se deve ao Nordeste ser uma das principais regiões exportadoras de cachaça, representando mais de 30% do volume exportado em 2020, segundo dados compilados pelo Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC).


Entre as 25 empresas de cachaça, também poderão ser atendidas empresas de outros estados do Nordeste interessadas no atendimento especializado. A instituição parceira Fapesq, vencedora do processo de chamamento público realizado em 2020 pela Apex-Brasil, teve como principais motivações para participar do edital a geração de emprego e o desenvolvimento econômico que a internacionalização de empresas promove.


O PEIEX é oferecido pela Apex-Brasil com o intuito de preparar as empresas brasileiras para iniciar o processo de exportação. A Apex-Brasil realiza o PEIEX em todo o Brasil, com núcleos operacionais instalados em parceria com instituições de ensino, federações de indústria e fundações de amparo à pesquisa. (Com Assessoria)

Relacionadas

Novas atualizações

Mais lidas