Empreendedorismo

Programa ALI: experiência de incentivo à inovação encerra 1° ciclo de atividades na PB

Publicado em 20/01/2023 às 15:38
Por Redação

Iniciativa do Sebrae/PB contemplou 330 empresas de diferentes regiões do estado e levou o conhecimento como estratégia para aumentar a competitividade dos negócios


Incentivar o empreendedorismo e trabalhar a criação de ações voltadas para inovação visando estimular o crescimento e a competitividade de empresas que atuam no mercado. Essa é a proposta do Programa Brasil Mais-ALI desenvolvido pelo Sebrae/PB, e que encerrou esta semana, o 1° ciclo de atividades. Nesta etapa, 330 empresas foram contempladas com a iniciativa que garantiu a realização de atendimentos a diversos empresários e empreendedores de diferentes regiões do estado. 


O desenvolvimento do 1° ciclo aconteceu no período de quatro meses, observando o cronograma de oito encontros que foram realizados entre dezembro e janeiro deste ano, incluindo as ações de atendimento e processos para solução de problemas, análise e elaboração de estratégias para obtenção de novos resultados.  


A empresária da Rosebel Estética, empresa fundada há mais de 40 anos em João Pessoa, Cybelle Braga, fez uma avaliação positiva da aprendizagem adquirida através do ALI e destacou o processo de inovação como sendo decisivo para projetar novas ações. “O nosso negócio tem uma história de 41 anos e o segredo dessa trajetória sempre foi a busca pela inovação. Minha mãe quando iniciou esse trabalho buscava sempre participar de congressos internacionais para conhecer ideias e trazer essa visão para o contexto local. Esse momento com o Sebrae agora também representa isso, principalmente porque o programa apresentou várias estratégias de como se relacionar com o cliente, pensar soluções e fortalecer esse crescimento”, disse.  


Por sua vez, o proprietário da Melius Engenharia com atuação há quatro anos na cidade de Sousa, Luã Pedro, enfatizou que a experiência lhe proporcionou uma visão com maior concentração nos processos de geração de resultados. “Em meio aos vários serviços que prestamos na área de engenharia, a maior necessidade se concentrou no processo de uma melhor organização da empresa. Foi uma experiência que trouxe um foco importante para a produtividade dos processos e isso se refletiu na otimização do tempo nas atividades que são desempenhadas pela empresa”, pontuou. 


De acordo com a gestora do Brasil Mais-ALI na Paraíba, Cláudia Pereira, uma das metas do programa é garantir orientação aos donos de empresas e estudar o desenvolvimento de estratégias que podem ser úteis para o crescimento visando o futuro do negócio e seu posicionamento dentro do mercado. “O propósito é elevar a produtividade e diminuir os custos da empresa através do uso de ferramentas de gestão com foco na inovação e que poderão refletir no aumento dos resultados financeiros”, comentou.  


O trabalho de atendimento contou com o acompanhamento de 15 Agentes Locais de Inovação (ALIs), que estão distribuídos nas agências regionais do Sebrae/PB nas cidades de João Pessoa, Guarabira, Campina Grande, Patos, Pombal, Sousa e Cajazeiras. 


Oportunidade – O período de inscrições para os empreendedores interessados em participar do 2° ciclo do Programa Brasil Mais-ALI já foi iniciado pelo Sebrae/PB. Para garantir vaga e viver essa experiência, os interessados podem fazer a inscrição via internet, no endereço eletrônico: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/brasilmais. Ao preencher o formulário, é preciso optar pelo Programa ALI Produtividade.


(Com Assessoria)

Relacionadas

Novas atualizações

Mais lidas