Empreendedorismo

Período da Páscoa impulsiona vendas de chocolates e doces criativos de pequenos negócios

Atualizada em 08/04/2022 às 14:25
Por Redação

Pequenos negócios podem aproveitar para testar ideias inovadoras, diz Sebrae Paraíba 


Datas comemorativas são momentos em que empreendedores podem testar novas ideias ou aqueles que desejam empreender podem aproveitar para verificar a viabilidade e aceitação do produto. É o que avalia o analista técnico do Sebrae Paraíba, Alex Teixeira, que afirmou que, durante períodos como o atual, empreendedores do ramo da gastronomia podem criar e adaptar doces e guloseimas incrementando com chocolate. 


Quem pensaria em unir, em um ovo de páscoa, chocolate e pipoca? Essa foi a criação da empreendedora Maraisa Lanzelloti, da Pipoca Gourmet Maricota. “Toda comemoração é sugestiva. Partindo desse princípio, não foi difícil idealizar (o ovo de pipoca). Todo ano tentamos inovar ao máximo, sempre levando uma novidade para nossos clientes. Eles merecem sempre o melhor que podemos oferecer”, afirmou. 


Microempreendedora individual, a empresa existe há cinco anos e o produto inovador tem sido bem aceito pelo público. “Quem conhece a Maricota, sabe que somos sinônimo de qualidade no mercado. Acredito que todo empreendedor tem por obrigação inovar continuamente, e não apenas em datas comemorativas”, enfatizou. Outra criação diferenciada do período foi feita por Amanda Guttiery, da “Suspirando Amores”. A empreendedora, ainda em processo de formalização, produz, normalmente, suspiro, pipoca gourmet e algodão doce no copo.  


No entanto, com a chegada da Páscoa, é possível encomendar ovos trufados, barra trufada, ovos de colher para crianças, suspiro temático com recheio de chocolate e pipoca gourmet. Ela contou que teve a ideia do suspiro temático ao pesquisar doces gourmets diferenciados na internet. "Em épocas comemorativas, eu produzo os suspiros e os doces da época, como os ovos de páscoa. A aceitação dos clientes está acima do esperado, principalmente com suspiro, que é um doce diferente do comum e com o preço mais acessível”, destacou, acrescentando que o chocolate é um produto versátil. 


“Com ele, você pode trabalhar em diversos nichos, como ovos simples, caixa de bombom, trufas, pirulitos temáticos, ovos de colher, mini ovos, etc. O que irá diferenciar você de outro empreendedor é entregar para o cliente um produto diferenciado no sabor, na embalagem e na aparência, além de um bom marketing”, enfatizou a doceira. 


Oportunidade  


A produção de chocolates e derivados do cacau é uma das alternativas de negócios para muitos brasileiros. O número de novos empreendimentos formalizados no país só cresce, principalmente neste período de Páscoa. No ano passado, o setor teve um incremento de 2.397 novas empresas formalizadas no Brasil, um aumento de 57% em comparação com o ano anterior.  


“As pessoas podem usar datas comemorativas como forma de começar a empreender ou de testar ideias. Quem tem habilidade com doces e chocolate, pode usar a criatividade durante a Páscoa e ter mais uma fonte de renda no período. Também é possível, a partir disso, analisar a aceitação do público e o mercado, podendo dar seguimento à ideia com planejamento e verificação da viabilidade do negócio, tornando uma renda até então sazonal em permanente”, analisou Alex Teixeira. (Com assessoria).

Relacionadas

Novas atualizações

Mais lidas