Empreendedorismo

Pequenos negócios geraram saldo de 20,8 mil empregos em 2022 na PB

Publicado em 10/02/2023 às 17:07
Por Redação

Mais de metade dos postos de trabalho foram impulsionados pelos setores de serviço e comércio


Reafirmando a sua importância no cenário de desenvolvimento da economia paraibana, as micro e pequenas empresas (MPE) fecharam o período de janeiro a dezembro de 2022, com saldo total de 20.874 postos de trabalho, sendo responsável por 90,7% do surgimento de vagas registradas no mercado, considerando a inclusão de outras categorias. Os dados constam no levantamento feito pelo Sebrae/PB, a partir de informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado pelo Ministério da Economia.  


Foram 191.472 admissões e 168.461 demissões, resultando no montante de 23.011 postos. Neste mesmo período, 2.092 empregos também foram formalizados nas médias e pequenas empresas (MPE), enquanto as contratações por CPF somaram 66 e a administração pública apresentou número negativo, com menos 21 oportunidades. 


Considerando a estatística pela atuação de empresas em diferentes segmentos da economia, o setor de serviços foi o que mais acumulou empregos ao longo deste período, com o destaque de 8.990 vagas, seguido do comércio (4.610), construção (4.422), indústria e transformação (2.081), serviços industriais de utilidade pública (502), agropecuária (227) e a atividade extrativa mineral (42). 


Segundo a gerente da Unidade de Gestão Estratégica e Monitoramento do Sebrae/PB, Ivani Costa, o resultado positivo observado na geração de empregos reflete a força de atuação dos pequenos negócios no mercado, assim como o nível de competitividade dos empreendimentos. “As próximas alterações na legislação do MEI darão ainda um impulso maior no cenário do emprego no estado. Como previsto, o setor de serviços tende a repetir o crescimento neste ano, sendo puxado pelas contratações de novos tipos de empregos das áreas de saúde, bem-estar, beleza e estética. Com o aumento do nível de eficiência das empresas, muitas das atividades das grandes e médias empresas deverão ser terceirizadas nos pequenos negócios”, disse. 


Mês de dezembro – Os dados divulgados com referência ao mês de dezembro, último período contabilizado pelo Caged, conforme o levantamento feito pelo Sebrae/PB, demonstra que os pequenos negócios registraram saldo negativo de 697 oportunidades. Foram 12.046 demissões e 14.390 admissões. As médias e pequenas empresas também mantiveram a tendência negativa (-775), seguido pela administração púbica (-842) e as contratações por CPF (-30). 


(Com Assessoria)

Relacionadas

Novas atualizações

Mais lidas