Empreendedorismo

Pequenos negócios geraram mais de 13 mil postos de trabalho na Paraíba no primeiro semestre de 2021

Publicado em 06/08/2021 às 15:49
Por Redação

Levantamento, realizado pelo Sebrae, reforça o protagonismo das micro e pequenas empresas no reaquecimento do mercado de trabalho 


Reafirmando o seu protagonismo na geração de empregos, os pequenos negócios da Paraíba encerraram o primeiro semestre de 2021 com saldo positivo de 13.571 postos de trabalho. É o que revela levantamento realizado pelo Sebrae, com base em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia. Ainda conforme os números, apenas as micro e pequenas empresas encerraram os seis primeiros meses do ano com saldo positivo de empregos, ao contrário das médias e grandes empresas, cujo saldo negativo foi de 6.320 vagas, e da administração pública, que apresentou saldo negativo de 20 vagas.  


Ao comparar os números de 2021 com o mesmo período do ano passado, o levantamento realizado pelo Sebrae também constatou uma melhoria do cenário, especialmente para as micro e pequenas empresas. Em 2020, ao contrário do saldo positivo deste ano, elas haviam fechado o primeiro semestre com saldo negativo de 8.496 vagas. Já as médias e grandes empresas conseguiram diminuir os impactos da crise provocada pelo coronavírus, reduzindo o saldo negativo de 12.200 vagas do primeiro semestre de 2020 para o saldo negativo de 6.320 vagas verificado este ano.  


Já em relação às atividades econômicas, o levantamento do Sebrae indica que, no primeiro semestre desse ano, a maior parte dos postos de trabalho, no universo dos pequenos negócios, foram criados pelo setor de serviços, com 5.478 vagas. Em seguida, aparecem o comércio, com 3.762 vagas, a construção civil, que apresentou saldo positivo de 2.361 postos de trabalho, a indústria de transformação, com 1.816 vagas, a indústria extrativa mineral, com 124 novos postos de trabalho, e a agropecuária, com 68 vagas. Ainda conforme os números, apenas os serviços industriais de utilidade pública apresentaram saldo negativo, de 38 vagas, no universo dos pequenos negócios.  


Na avaliação da gerente da Unidade de Gestão Estratégica e Monitoramento do Sebrae Paraíba, Ivani Costa, os dados do Caged demonstram a capacidade de adaptação dos pequenos negócios, especialmente em cenários adversos. “A capacidade dos pequenos negócios de buscar alternativas para sair das dificuldades do mercado é o que impulsiona esse movimento vibrante do estoque dos empregos. Como sempre enfatizamos, em cenários adversos o pequeno negócio é o primeiro que contrata e o último que demite. Além disso, os pequenos negócios estão mais próximos dos consumidores, percebendo rapidamente suas mudanças e buscando nelas novas oportunidades de negócios”, enfatizou.  


Ainda falando sobre os dados do Caged, a gerente do Sebrae também destacou o bom desempenho do setor de serviços. “O setor está sendo impulsionado fortemente na terceirização que o home office proporciona. Além disso, grandes empresas já enxergam essa oportunidade de fazer mais parcerias com os pequenos, muitos deles trabalhando de sua própria casa”, acrescentou Ivani Costa.  


Saldos de junho – Considerando apenas os dados referentes ao mês de junho, a análise do Caged realizada pelo Sebrae também aponta um desempenho positivo dos pequenos negócios. No sexto mês do ano, as micro e pequenas empresas apresentaram saldo positivo de 2.262 vagas, seguidas pelas médias e grandes empresas, que também encerraram o mês com saldo positivo, criando 991 postos de trabalho. A administração pública, por sua vez, chegou ao final do mês com saldo negativo de uma vaga.  


Já em relação aos setores, os números também indicam, no universo dos pequenos negócios, a liderança dos serviços, que criaram 930 postos de trabalho em junho. Em seguida, estão o comércio, com 781 vagas, a construção civil, com 270 vagas, a indústria de transformação, que criou 229 oportunidades de emprego, a indústria extrativa mineral, com 32 vagas, a agropecuária, com 15, e os serviços industriais de utilidade pública, que apresentaram saldo positivo de cinco vagas. (Com assessoria).

Tags:

Relacionadas

Novas atualizações

Mais lidas