Empreendedorismo

Paraíba promoverá 54 eventos durante Semana Global do Empreendedorismo

Atualizada em 17/11/2022 às 14:23
Por Redação

Evento, que segue com atividades em mais de 180 países até o dia 20 deste mês, enfatiza força do empreendedorismo feminino


A 15ª edição de um dos principais eventos mundiais ligados ao empreendedorismo – a Semana Global de Empreendedorismo 2022 – teve início nesta semana e segue com atividades em mais de 180 países até o dia 20 deste mês. Na Paraíba, as ações são coordenadas pelo Sebrae/PB e pelo menos 54 eventos, entre palestras, oficinas e encontros, estão previstos para serem realizados durante a SGE e até o final do mês.


Neste ano, a proposta dos organizadores da Semana é focar na questão das desigualdades entre empreendedores, de acordo com o gênero e a raça. Na Paraíba, levantamento produzido pela Usina de Dados do Sebrae/PB, um ecossistema de criação e divulgação de informações inteligentes e relevantes para os pequenos negócios, aponta que, dos 252.248 pequenos negócios da Paraíba, 34,2% são registrados por mulheres. Além disso, desse mesmo total, 8,9% são registrados por pretos. Maiores informações podem ser consultadas no site https://usinadedados.sebraepb.com.br/.


De acordo com a analista técnica do Sebrae/PB, Renata Câmara, as ações e eventos da SGE 2022 no estado serão focadas no empreendedorismo feminino. Em João Pessoa, por exemplo, será realizado o evento “Empreender Verbo Feminino”, que ocorrerá de 19 a 23 deste mês e contará, em sua programação, com palestras, painéis e workshops totalmente gratuitos. As inscrições já estão abertas e podem ser efetuadas através do seguinte endereço eletrônico: https://www.sympla.com.br/evento/empreender-verbo-feminino/1787085.


O primeiro dia de programação do evento já contará com a realização de um Demoday, que encerrará as atividades da terceira turma do programa Acelera MEI Mulher, que está capacitando empreendedoras da capital desde o mês de outubro. Entre as palestras previstas para o “Empreender Verbo Feminino” estão “Só vive o propósito quem suporta o processo”, “A imagem pessoal como ferramenta de fortalecimento da mulher” e “A nova realidade do empreendedorismo no Nordeste”.


Já em Campina Grande, as atividades relacionadas diretamente à Semana Global do Empreendedorismo 2022 serão no formato de apoio, do Sebrae/PB, às ações da Sala do Empreendedor e da Unifacisa. Na Unifacisa, estão sendo promovidas desde o início do mês várias palestras e oficinas que abordam diferentes temas, a exemplo de linguagem e comunicação, oratória e educação financeira. As inscrições seguem abertas e são gratuitas, com entrada solidária de 1kg de alimento não perecível. Pra conferir a programação por dia e efetuar a inscrição basta acessar o seguinte link: https://eventos.unifacisa.edu.br/semanaglobaldeempreendedorismo2022/.


Contexto - A Semana Global de Empreendedorismo (SGE) foi criada em 2007 pelo ex-primeiro-ministro britânico Gordon Brown e pelo presidente da Kauffman Foundation, Carl Schramm, com o objetivo de fortalecer e disseminar a cultura empreendedora, conectando, capacitando e inspirando as pessoas a empreender.  Desde 2018, o Sebrae é a organização que lidera o Conselho da Semana Global, que reúne ainda as instituições Aliança Empreendedora, Anjos do Brasil, Anprotec, Artemisia, Brasil Junior, CONAJE, Endeavor e Junior Achievement.


(Com Assessoria)

Relacionadas

Novas atualizações

Mais lidas