Empreendedorismo

Orgulho LGBTQIA+: mês de junho traz oportunidades para vendas dentro da temática

Publicado em 20/05/2022 às 11:52
Por Redação

Marcado por ser o mês do Orgulho LGBTQIA+, junho abre um leque de oportunidades aos empreendedores que já entenderam o potencial consumidor dessa população e dos simpatizantes da causa.


Se você tem um negócio e acredita que a diversidade é fundamental e que os direitos da população LGBTQIA+ precisam ser reforçados, aproveite o mês para evidenciar isso nas suas mercadorias e serviços.


Lembre-se que uma das principais formas de expressão é feita por meio de produtos, por isso eles podem receber as cores do arco-íris e palavras de apoio, como “Love wins” (amor vence) e “Pride” (orgulho).


É importante ficar atento ao discurso do seu negócio ao longo dos outros meses, pois este público não tolera quem deseja apenas se aproveitar da causa somente para lucrar. Há até um termo para isso: “pinkwashing”.


Apesar de o Censo Demográfico do IBGE não captar dados sobre identidade de gênero e orientação sexual, uma pesquisa da USP estimou que 10% da população brasileira é LGBTQIA+. De acordo com a Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), a estimativa é de cerca de 18 milhões de pessoas, não levando em conta as intersexo e assexuais.


Além de oferecer produtos com foco neste público em datas especiais, você também pode levar a diversidade para o dia a dia da sua empresa. Quando for contratar, por exemplo, busque as pessoas da comunidade LGBTQIA+ para fazerem parte da equipe. Na parte dos fornecedores, compre de marcas comandadas por gays, lésbicas e demais empreendedores que compõem uma parte inviabilizada da população.


Veja algumas dicas de produtos e serviços para este público:


- Pesquise as tendências e lance coleções voltadas ao mês do Orgulho LGBTQIA+;

- Crie campanhas, como a de camisetas temáticas com parte da renda revertida a projetos que trabalhem em prol dos direitos desta comunidade;

- Confeccione ou revenda de roupas (camisetas, shorts, vestidos, meias) com as cores do o arco-íris, abusando dos paetês;

- Insira a bandeira do orgulho e use as cores dela em produtos. Vale para qualquer ramo, até se seu negócio for uma confeitaria;

- Reforce seu posicionamento mudando temporariamente a cor na logomarca da sua empresa para as do arco-íris;

- Reformule mercadorias de sucesso da sua empresa para a versão com as cores da bandeira LGBTQIA+;

- Invista em frases de empoderamento em bonés, colares, brincos, pulseiras, peças do vestuário e até do segmento pet (bandanas);

- Se sua empresa é um bar, faça uma decoração colorida para reforçar a importância do respeito à diversidade;

- Quem trabalha com fotografia, pode oferecer ensaios com desconto para quem é da comunidade LGBTQIA+;

- Convide clientes ou contrate modelos que se identifiquem como gays, lésbicas, bissexuais, travestis etc para fazerem parte da campanha de divulgação da sua marca.


(Com Assessoria)

Relacionadas

Novas atualizações

Mais lidas