Empreendedorismo

Mulheres no comando: Pesquisa aponta crescimento de liderança feminina no país

Publicado em 16/06/2023 às 14:49
Por Redação

Cargos de liderança ocupados por mulheres podem influenciar positivamente em uma empresa, sendo assim, apresentamos alguns cases de sucesso geridos por empresárias brasileiras que são referências em suas áreas no mercado


Pesquisa realizada pelo Insper e o Talenses Group, baseada em informações coletadas de mais de 581 empresas espalhadas pelo Brasil, apontou que o público feminino em posições como: presidência, vice-presidência e em conselhos de diretoria, aumentaram em todo país desde sua primeira edição feita em 2017. O cargo de CEO, por sua vez, teve uma subida de quatro pontos percentuais desde 2019, que estava em média 13% e, em 2022, foi para 17%. Muito além da igualdade de gênero e valorização do trabalho feminino, a presença de mulheres em cargos como esses, podem aumentar receitas e trazer visibilidade para pautas como gestão humanizada e maiores proporções de outras mulheres ocupando funções de alto escalão em empresas. 


“Tenho uma equipe hoje composta por 99% de mulheres. Acredito que os maiores desafios são aquelas questões de capacitismo quando nos apresentamos como uma empresa majoritariamente feminina. Mas, é algo que estou sentindo muito menos”, relata Fernanda Brandão, CEO da Agência Brands, empresa boutique de comunicação integrada, que vem apresentando crescimento exponencial e criativo no mercado.


Atualmente o Brasil ocupa o sétimo lugar no ranking mundial de empreendedorismo feminino, segundo a instituição Rede Mulher Empreendedora, com pouco mais de 30 milhões de empresárias por todo o país nas mais diferentes áreas. Assim, selecionamos algumas histórias de mulheres CEOs referências nos segmentos de saúde, beleza, comunicação, confeitaria, arte e esportes. Confira, abaixo, quais são elas:


Ana Carolina Corona

Formada em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Ana Carolina Corona nasceu em São Paulo e, aos 36 anos, reúne em sua trajetória profissional um profundo conhecimento no mercado financeiro, com passagens pela Endeavor e um período de 3 anos e meio como chefe de operações da Rede Smart Fit no México. Antes, Carolina foi buscar conhecimento em países como Canadá, onde aprendeu o inglês do dia-a-dia, e Itália, para também se aprofundar na língua. Em Londres, estudou macroeconomia na London Business School e, nos Estados Unidos, adicionou habilidades ao seu portfólio profissional. Atualmente, é responsável pelo segmento de studios do Grupo Smart Fit no Brasil, onde comanda quatro marcas com esse foco: Race Bootcamp, Vidya Studio, Jab House e Tonus Gym. Em sua atuação à frente do braço do grupo, vem conquistando para a rede cada vez mais espaço no mercado, com um incrível engajamento do público. Sempre envolvida em pautas sobre empreendedorismo feminino e ações de apoio à causa da mulher, recentemente, apoiou o Projeto Mulheres Positivas de Fabiana Saad, que dá voz a mulheres que foram violentadas.







Marisa Melo

Marisa Melo é formada em Propaganda e Marketing, Moda e Fotografia. Paulistana, é fundadora e curadora artística da UP Time Art Gallery, galeria itinerante que reúne artistas do Brasil e de diversos países da Europa e tem como principal objetivo divulgar e disseminar o que há de melhor no cenário da arte contemporânea. A empresária também é formada em Gestão de Negócios, Arte e Estética e Design Gráfico, conquistando exposições ao redor do mundo, como no Carrousel du Louvre, em Paris, no mês de abril de 2022, e na Feira Internacional de Arte de Barcelona (FIABCN), na Espanha, em novembro.







Isa Santini

CEO do Ateliê Beauty, spa conceito que oferece uma nova experiência para cuidar do corpo e da mente com duas unidades em Campinas e uma em São Paulo, Isa é um dos maiores nomes e especialista no universo do luxo e beleza. Conhecida por seus projetos beneficentes, como o Desapego by Isa Santini - que vende peças de grife de marcas como Chanel, Valentino, Prada, Dolce Gabbana e Dior, para arrecadação de dinheiro para instituições -, a empresária foi modelo para boneca da Brinquedos Estrela “Baby Isa”, iniciativa que doou mais de 3.000 bonecas para crianças carentes. A empreendedora que ama praticar o bem também realizou páscoa e natal solidários, em que promoveu dia de spa e diversão para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e em tratamento contra o câncer. 



Isa também conta com quatro collabs de produtos de bem-estar, skincare, lifestyle e casa: a “Essence by Isa Santini e Ateliê Beauty”, a “Shine by Isa Santini”, a linha de olhos gregos confeccionadas com pedras energizantes, junto à AA Gioielli, joalheria que se inspira na moda, arte, história e natureza, e a Lucky Eyes by Isa Santini, coleção de louças limitada traz peças exclusivas com olho grego para proteger as pessoas e ambientes da casa.





Juliana Piria

Um dos nomes à frente da Felps Professional, marca brasileira de cosméticos capilares para profissionais e consumidores que buscam produtos de alta performance. Com expertise em marketing, a profissional deixou, em 2014, uma grande empresa de materiais de construção civil para adentrar no ramo da beleza, área que atua até o momento.







Luciana Machado

A empresária e culinarista Luciana Machado, iniciou sua carreira no mundo da confeitaria em 2004, quando se deu conta de que precisava de uma renda extra para cuidar da casa e do seu filho. Devido ao seu amor por bolos e doces, decidiu se arriscar no feito de trufas na cozinha da própria casa e passou a vendê-las de loja em loja. Ao longo dos anos, a empresária se aprimorou cada vez mais em sua área, se formou em Culinária, finalizou diversos cursos de Confeitaria e fundou o Ateliê Lu Chocolates. O espaço é especializado em doces finos e chocolates personalizados e atende a celebridades como as apresentadoras Ana Hickmann e Sabrina Sato, o DJ Alok e a esposa Romana Novais e a influenciadora Camila Loures.







Dra. Paula Peres

Uma das fundadoras do Grupo Bello Vero. Dra. Paula é formada em medicina há 12 anos e é especialista em ultrassonografia. O Grupo Bello Vero é uma rede de clínicas médicas focada em emagrecimento e qualidade de vida. Com duas unidades - em Moema e Avenida Faria Lima - os espaços oferecem cuidado 360º para os pacientes, com especialidades de nutrologia, endocrinologia, medicina esportiva, dermatologia e ginecologia, além de exames laboratoriais e de ultrassom. Além do Grupo Bello Vero, a médica fundadora da marca é responsável pela criação da DOPP Medicina Diagnóstica.







Fernanda Brandão

A empresária Fernanda Brandão CEO e fundadora da Agência Brands, agência boutique de comunicação integrada, com atendimento personalizado para as marcas e gestão humanizada para a equipe, fundada em 2020, hoje a empresa emprega um time de mulheres empoderadas. A empreendedora criou uma fórmula e DNA que vão na contramão do tradicional visto, atualmente, nas grandes empresas corporativas: a união do trabalho com a qualidade de vida, por meio de laços de parceria entre agência e cliente, colaborador e time. Atualmente, a Brands atende a clientes de diversos segmentos, como: Camarote Bar Brahma, O Pasquim Bar e Prosa, Vero! Coquetelaria e Cozinha, Up Time Art Gallery, Ateliê Beauty, Felps Profissional, Race Bootcamp, Vidya Studio, Seu Justino e Ateliê Lu Chocolates.







(Com Assessoria)

Relacionadas

Novas atualizações

Mais lidas