Empreendedorismo

Moda Sustentável: Entenda como lavanderias ecológicas contribuem para o movimento

Publicado em 16/04/2024 às 15:20
Por Redação

Em João Pessoa, a Minha Lavanderia é referência eco-friendly em suas operações


Estar sempre na moda e comprar novas peças de roupas são hábitos comuns em um mercado no qual as tendências são rotativas. Esse consumo despreocupado, no entanto, pode gerar alguns danos ao meio ambiente. Neste contexto, surge a moda sustentável e a defesa por práticas ecológicas que contribuam para reduzir o impacto dessa indústria no meio ambiente. "O movimento busca minimizar o impacto ambiental e social dentro da indústria da moda, desde a produção até o descarte", explica Thaisa Bogoni, pesquisadora em consumo consciente e moda sustentável.

 

Dentro desse cenário, consumidores e empresas estão buscando maneiras de reduzir as práticas que agridem o meio ambiente, e as lavanderias ecológicas surgem como uma peça fundamental nesse quebra-cabeça verde. Em João Pessoa, a Minha Lavanderia, referência em sustentabilidade em suas operações, utiliza o método de lavagem Wet Cleaning, um processo computadorizado que limpa profundamente as peças sem danificá-las, além de utilizar produtos biodegradáveis e fazer um uso consciente da água.

 

Para Thaisa, a escolha por métodos de lavagem sustentáveis pode contribuir significativamente para a redução do impacto ambiental e social da indústria da moda. "O uso de produtos de limpeza que não exigem enxágue excessivo contribui para a economia de água, e os produtos biodegradáveis e livres de compostos químicos tóxicos podem ajudar a minimizar a poluição da água e proteger os ecossistemas aquáticos", explicou.

 

Outro princípio da moda sustentável é o uso consciente das roupas, incentivando o cuidado das peças para reduzir o descarte precoce. Na Minha Lavanderia, as unidades contam com uma área especial para remoção de manchas, o que prolonga a vida útil da roupa, que poderá ser usada novamente.

 

Thaisa reforça que os consumidores podem contribuir de diferentes formas para uma indústria da moda mais sustentável, por exemplo, ao escolher empresas que sejam éticas e comprometidas com a sustentabilidade em todo o processo produtivo, além de cuidar das roupas seguindo as instruções de lavagem e armazenamento adequado das peças. "E por último, adotar a prática dos 5 Rs, que promove um estilo de vida mais sustentável. Repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar, ajudam a construir comportamentos e hábitos comprometidos com o meio ambiente", ressaltou. 

 

Sobre a Minha Lavanderia

Com mais de 12 anos de história, a Minha Lavanderia - marca catarinense presente em mais de 13 estados em todo o Brasil - é reconhecida por sua excelência nas entregas e pelo compromisso com a satisfação dos clientes. Além dos serviços básicos, é também uma lavanderia ecológica e  utiliza o sistema de lavagem Wet Clean, processo computadorizado que limpa as fibras das roupas com profundidade, sem danificá-las. A Minha Lavanderia trabalha com produtos biodegradáveis, que não agridem o meio ambiente. Em João Pessoa, a Minha Lavanderia está localizada na Av. Esperança,  1126, em Manaíra. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 8h às 17h30, e aos sábados  das 9h às 13h. Para mais informações, o telefone é (83) 99161-9340 ou pelo site https://minhalavanderia.com.br. O instagram é @minhalavanderia.jpmanaira.

Relacionadas

Novas atualizações

Mais lidas