Empreendedorismo

Mercado de startups se reinventa na pandemia e empresa nordestina amplia atuação

Atualizada em 27/08/2021 às 12:22
Por Redação

Aposta na expansão para a capital paraibana fez com que plataforma on-line quadriplicasse o número de profissionais parceiras, em um ano


Com a chegada da pandemia, no ano passado, algumas startups registraram uma queda na procura pelos serviços, em virtude das medidas de contenção impostas pelo coronavírus. Ao passo em que as empresas adotaram as devidas normas sanitárias indicadas para realização dos trabalhos com segurança, o cenário começou a mudar. Foi o que ocorreu com uma plataforma on-line voltada aos serviços de faxina, que atua no Rio Grande do Norte e na  Paraíba.


O engenheiro químico Lucas Mateus Dantas Maia, um dos idealizadores da iniciativa, comentou sobre essa virada. “No início da pandemia, a empresa passou por um momento delicado, mas conseguiu retomar o crescimento e se fortalecer com seu público-alvo, mostrando consolidação e até expansão”, destacou.


A Tidmo (nome da plataforma) trabalha em parceria com as diaristas, que são cadastradas como Microempreendedores Individuais (MEI). “Realizamos impacto social positivo às diaristas, ajudando no aumento de renda e mudança na qualidade de vida dessas mulheres”, disse Lucas. Como MEIs, as ‘Embaixadoras do bem-estar’, nome dado às diaristas, mantêm garantias trabalhistas e benefícios como aposentadoria por idade ou invalidez, além de auxílio-doença ou salário-maternidade.


Adaptações e faturamento


O mercado de startups faturava, até 2019, mais de R$ 100 bilhões ao ano. A tendência de crescimento abrangia principalmente a área de limpeza. No ano passado, devido à pandemia, esse nicho também precisou traçar novas estratégias. A aposta da Tidmo, por exemplo, foi na expansão das atividades e em agosto de 2020 ampliou sua atuação, que surgiu em Natal-RN, para a cidade de João Pessoa, na Paraíba.


Com esse primeiro passo de expansão, em um ano de operacionalização da plataforma na Capital paraibana, a empresa quadriplicou seu número de profissionais. Atualmente, os trabalhos em João Pessoa já representam 15 a 20% das faxinas realizadas em Natal, sede da Tidmo. Ainda neste ano de 2021, a startup de faxinas ampliará sua atuação para outros dois estados nordestinos, em Pernambuco e no Ceará.

 


Positiva Agência 

Tags:

Relacionadas

Novas atualizações

Mais lidas