Empreendedorismo

HUB PB: demoday marca o encerramento da segunda edição do programa em CG

Publicado em 01/12/2022 às 14:05
Por Redação

Desenvolvido através de parceria entre Sebrae, Senai e IEL, programa de pré-aceleração de startups tem o objetivo de fomentar o ecossistema paraibano


O Sebrae/PB, o Senai e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) concluíram, nesta quarta-feira (30), as atividades da edição de 2022 do HUB PB, programa gratuito de pré-aceleração de startups, que incentiva e oferece assistência especializada para o desenvolvimento de projetos inovadores no estado. Para marcar o encerramento da segunda edição do programa, as instituições organizadoras promoveram um demoday, reunindo as 12 startups que participaram das atividades de 2022.  



O evento foi realizado no Sebraelab, na agência regional da instituição em Campina Grande, e também contou com a participação de investidores e atores do ecossistema de inovação da Paraíba. O objetivo do demoday foi proporcionar aos participantes do HUB PB uma oportunidade de vivenciar a apresentação de seus projetos e startups para uma banca de avaliadores, nos mesmos moldes em que ocorrem as rodadas de investimento no mercado de risco.  



Além das apresentações, em formato de pitchs, os representantes das 12 startups também participaram de uma palestra ministrada pelo CEO da aceleradora de negócios Avati, Carlos Eduardo, mais conhecido como “Novinho”, que falou sobre as perspectivas para o ecossistema de inovação da Paraíba e do Nordeste em 2023.   



Ao avaliar o trabalho realizado pelo HUB PB em 2022, o gerente regional do Sebrae em Campina Grande, João Alberto Miranda, destacou a contribuição do programa para o fortalecimento do ambiente de inovação na Paraíba. “Com o programa, nós estamos plantando sementes para o futuro e dando mais um passo para fortalecermos o nosso ecossistema de inovação. Vamos continuar trabalhando juntos, Sebrae, Senai e IEL, percorrendo novos passos nessa trilha que estamos construindo em prol do ambiente de inovação de Campina Grande e da Paraíba”, afirmou. 





Por sua vez, a superintendente do IEL Paraíba, Raquel Leite, pontuou a importância do investimento em inovação. “Geralmente, a sociedade olha a inovação como o futuro que ainda vai ser alcançado, mas a inovação é construída no presente. É por isso que nós do IEL nos preocupamos com o presente, de modo que ele seja construído de forma efetiva, com colaboração e com projetos como o HUB PB, que alcancem empreendedores como vocês, que estão aqui porque estão preocupados com o futuro. Então, desejo que os participantes tenham aproveitado essa oportunidade para planejar e construir esse futuro”, afirmou.  



Em seguida, o gerente executivo de tecnologia e inovação do Senai, Wagner Porto, mencionou a dedicação das três instituições parceiras para oferecer a melhor assistência aos participantes do HUB PB. “Buscamos entregar o melhor para vocês e acho que é por isso que o programa funciona tão bem, graças a todas as estratégias que tomamos para isso aqui acontecer. Saibam que esse é apenas o primeiro passo na jornada de vocês, empreendedores, mas que já está rendendo bons frutos”, acrescentou. 



Sobre o programa – Lançada no mês de agosto, a segunda edição do HUB PB selecionou startups com ideias inovadoras para receberem apoio no desenvolvimento de seus projetos. Durante a sua execução, o programa ofereceu capacitações, mentorias, além de estrutura técnica e profissional para que os empreendedores pudessem avançar em seus objetivos.  



Farol Digital – Também no universo da inovação, o Sebrae/PB e parceiros lançam oficialmente, no dia 12 de dezembro, o Farol Digital, hub de inovação de João Pessoa, que reúne empreendedores e instituições públicas e privadas da cidade. O evento de lançamento será realizado no Sesc Cabo Branco e mais detalhes da programação serão divulgados nos próximos dias.


(Com Assessoria)

Relacionadas

Novas atualizações

Mais lidas