Como vencer o prêmio que certifica uma empresa como ótimo lugar para trabalhar? O Great Place to Work (GPTW) é bem disputado em todo o País e poucas organizações conseguem ser premiadas. Para discutir estratégias que podem facilitar esse caminho, empresários e gestores de diversas áreas participaram, nessa quarta-feira (18), do “Bússola do RH”, promovido pela Associação Brasileira para Competitividade e Inovação (Abracinov) em parceria com outras entidades. O evento ocorreu no Liv Mall Shopping, em João Pessoa.
Na ocasião, representantes de empresas que conquistaram o GPTW compartilharam seus cases de sucesso, a exemplo da Sercon Serviços Contábeis e a Associação dos Auditores Fiscais da Paraíba (Afrafep), que conquistou o troféu em categoria nacional pelo segundo ano consecutivo.
“Quem compõe uma organização são os elementos humanos que nela trabalham. Não adianta você ter sistemas modernos e estruturas excepcionais se não há engajamento das pessoas que compõem o seu time de colaboradores. São elas que dão sentido às ferramentas e fazem as empresas acontecerem”, declarou a presidente da Afrafep, Elaine Carvalho. “Hoje, tivemos a oportunidade de contar um pouco da história da Associação com o prêmio GPTW e como a gestão de pessoas contribui para o nosso constante desenvolvimento”, reiterou Elaine.
Terezinha Carvalho, da Sercon Serviços Contábeis, também destacou pontos importantes do trabalho com recursos humanos em sua empresa. “É fundamental debater esses assuntos e conhecer práticas que foram adotadas por outras empresas”, declarou se referindo à troca de experiências. “Também é relevante procurar saber, constantemente, como melhorar a experiência dos colaboradores com a sua entidade, fidelizando o profissional e fazendo com que eles não abandonem a sua empresa por qualquer motivo”, concluiu.
“O evento cumpriu seu objetivo de demonstrar o que as empresas estão fazendo para melhorar o seu ambiente de convívio. Os gestores, que estiveram presentes, vão poder empregar métodos que aprenderam aqui, com empresas renomadas e premiadas, para otimizar o trabalho do núcleo de colaboradores das suas empresas”, destacou o presidente da Associação Brasileira para Competitividade e Inovação (Abracinov) e idealizador da “Bússola do RH”, Josuel Gomes.
A Associação Brasileira de Recursos Humanos da Paraíba (ABRH-PB) também participou do evento e a presidente da entidade, Patrícia Queiroz, ressaltou a importância do encontro. “Foi um momento enriquecedor para o setor e que chamou a atenção de todas as entidades de gestores. A gente sempre precisa trazer temas sobre como melhorar a gestão de pessoas dentro das empresas e é extremamente relevante que tenhamos instituições vencedoras do GPTW falando sobre como é o trabalho com os seus colaboradores e como eles conseguem melhorar essa experiência”, declarou Patrícia.
Positiva Comunicação