Empreendedorismo

Emprego e renda: pequenos negócios geram saldo positivo de 524 vagas na PB em fevereiro

Publicado em 19/04/2023 às 15:47
Por Redação

Criação de novos postos de trabalho, segundo o Sebrae, foi impulsionada pelos setores da construção e serviços


Com saldo positivo de 524 vagas em fevereiro, os pequenos negócios seguem impulsionando a criação de novos postos de trabalho na Paraíba. De acordo com levantamento realizado pelo Sebrae, a partir de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), as micro e pequenas empresas foram as principais responsáveis pela criação de vagas no segundo mês do ano, seguidas pela administração pública, cujo saldo positivo foi de 25 postos de trabalho no estado.  


As médias e grandes empresas, por sua vez, encerraram o mês de fevereiro na Paraíba com saldo de zero vagas, o que significa que o número de admissões foi igual ao número de demissões contabilizadas no período. De forma geral, conforme o levantamento do Sebrae, o estado encerrou fevereiro com saldo positivo de 486 vagas, reafirmando a importância e a contribuição dos pequenos negócios para o aquecimento do mercado de trabalho na Paraíba.  


Ainda conforme o levantamento realizado pelo Sebrae, no universo dos pequenos negócios a criação de novas vagas de emprego formal foi impulsionada por dois setores: o de serviços, cujo saldo positivo foi de 758 vagas; e a construção, que contabilizou saldo de 502 postos de trabalho. Também no mês de fevereiro, apresentaram saldo positivo no Caged os serviços industriais de utilidade pública (SIUP), com 72 vagas; e a indústria extrativa mineral, com 13 oportunidades de emprego.   


Por sua vez, três setores, no universo das micro e pequenas empresas, apresentaram saldo negativo na Paraíba, ou seja, tiveram um número de demissões maior que o de admissões no mês de fevereiro. São eles: indústria da transformação (-452); agropecuária (-230); e comércio (-139).  


Na avaliação da gerente da Unidade de Gestão Estratégica e Monitoramento do Sebrae/PB, Ivani Costa, os dados refletem, entre outros fatores, o reaquecimento da construção civil. “Os números de fevereiro já demonstram uma fotografia favorável das oportunidades que a economia do bem-estar nos trouxe. Os empreendimentos imobiliários focados na locação de curta temporada também impulsionaram as novas contratações. Outro fenômeno observado são os projetos de construção civil de pequeno porte que ficaram paralisados no período pandêmico e que foram retomados em ritmo intenso neste início de ano”, explicou.  


Ainda conforme a gerente, os novos perfis e demandas dos consumidores também impulsionaram o setor de serviços. “A cadeia de serviços foi outro setor impactado neste movimento de retomada. Com o empresário mais confiante nas novas oportunidades, surgem demandas que estão se adaptando as novas necessidades de pessoas e empresas”, acrescentou Ivani Costa.  


Acumulado – Considerando os números acumulados do primeiro bimestre de 2023, os dados do Caged indicam que, apesar da reação e de um melhor desempenho em fevereiro, os pequenos negócios da Paraíba ainda apresentam saldo negativo de vagas (-1.061) no ano. O mesmo acontece com as médias e grandes empresas (-1). Apenas a administração pública possui um acúmulo positivo de vagas em 2023, que é de 78 postos de trabalho. 


(Com Assessoria)

Relacionadas

Novas atualizações

Mais lidas