Empreendedorismo

Empreender no Carnaval

Atualizada em 13/02/2020 às 11:55
Por Josi

Eles aproveitam a folia de momo para aumentar a renda e atender à multidão que sai às ruas para festejar.

Em todo o país, durante as festas de Carnaval, que ocorrem todos os anos, nos meses de fevereiro ou março, uma multidão ocupa as ruas, clubes, casas de praia. As pessoas, em geral, dançam, comem e bebem em festas, bailes de máscaras, de fantasias, em desfiles de blocos, de escolas de samba, puxados por trios elétricos ou até na própria rua.

O período Carnavalesco é sinônimo de diversão, ou até de descanso, para muitos, porém, para alguns é uma ótima oportunidade de trabalho. Apesar de ser um dos feriados mais esperados do ano, a data oferece chances a quem busca ingressar no mercado, fazer uma renda extra, despertar o empreendedorismo.

O Ideia Positiva conheceu algumas dessas pessoas, que aproveitam esta temporada de festas e muita folia para empreender, atender uma demanda e ganhar dinheiro. É o que acontece com o jovem de 25 anos, Márcio Izzy. Ele tem formação na área de Hospedagem e é técnico em Guia de Turismo. Iniciou seu trabalho como maquiador profissional artístico há seis anos, e, durante o Carnaval, maquia belos personagens no rosto de seus clientes.

Márcio ao lado de uma de suas clientes, com a maquiagem artística feita por ele.

“Eu sempre tive aptidão para trabalhos manuais e entrei no curso de maquiador profissional, fazendo minha primeira maquiagem artística. Naquele momento, me transformei e despertou meu amor pela profissão”, contou.

Segundo Márcio, o seu maior diferencial na atividade que desempenha é o desejo de satisfazer o cliente, sempre atento na escuta do resultado que a pessoa deseja e ainda elevando o seu nível de trabalho,utilizando o ‘visagismo’, que é a arte da criação de uma imagem pessoal personalizada.

Para ele, ter que lidar com os desafios diários do trabalho é o mais exigente. “Acho que todo mundo, em qualquer profissão, já teve ou tem esse momento de refletir, de perguntar pra si mesmo se estamos no caminho certo. Mas, quando o amor toma conta, temos que pensar o quanto somos importantes na vida dos nossos clientes, participamos de momentos especiais da vida deles, aí o sentimento de desistência vai embora”, descreveu.

Nos planos de Márcio está a criação de uma escola de maquiagem artística, que tenha vagas disponíveis também para o público carente. “Sou completamente apaixonado pela minha profissão, não me vejo fazendo outra coisa da vida”, completou.

Excursões

E quando o assunto é viajar, quem está disposto a sair de João Pessoa para cair na folia, num dos principais polos das festas carnavalescas do país: Olinda/Recife, sem ter que se preocupar em dirigir, conta com o trabalho de profissionais dispostos a fazerem esse percurso durante todos os dias de folia.

A segurança e uma boa interação com cada passageiro estão sempre em primeiro lugar para a Guia de Turismo, Dayse Hellen Lopes Tavares, que há cinco anos realiza excursões, durante esse período. No sábado, leva os foliões para o famoso ‘Galo da Madrugada’, na cidade do Recife; Nos dias seguintes os destinos são Olinda e o Recife Antigo, até a segunda-feira do Carnaval.

Dayse e os foliões que vão nas excursões que ela organiza para Olinda e Recife

“Gosto do que faço e procuro manter uma boa relação com cada cliente. Muitos deles, de tanto viajarem comigo, por anos seguidos, já se tornaram amigos. O que facilita ainda mais o trabalho”, contou.

Dayse viu o negócio surgir a partir do seu interesse pelas festas de Carnaval no Recife. “Meus amigos me deixavam sempre responsáveis por organizar o transporte da viagem, durante esses dias de folia e sempre íamos todos juntos”, disse. Com isso ela viu uma oportunidade de empreender e resolveu montar sua própria excursão.

Grupo com Dayse no Galo da Madrugada, no Carnaval de Recife

Para realizar as viagens, Dayse conta com a parceira de empresas que alugam o micro-ônibus, com 30 lugares e o ônibus, com 50 cadeiras para realizar as viagens até Recife e Olinda, a cada ano. “Futuramente pretendo expandir meu negócio com excursões e ‘bate e volta’, no período do Carnaval, para Bahia, e manter dois destinos de escolha para os clientes: Salvador e o Carnaval tradição de Recife”, disse.

Tags:

Relacionadas

Novas atualizações

Mais lidas