Empreendedorismo

Empreendedorismo: WhatsApp é a principal ferramenta de vendas on-line utilizada pelos pequenos negócios da Paraíba

Atualizada em 25/02/2022 às 14:53
Por Redação

Pesquisa, realizada pelo Sebrae em parceria com a FGV, revelou que 77% dos entrevistados realizam vendas por canais digitais no estado  


Acelerada pela pandemia do coronavírus, a digitalização dos pequenos negócios, especialmente para a realização de vendas, segue em ascensão na Paraíba. É o que atesta pesquisa realizada pelo Sebrae, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), que entrevistou 81 donos de micro e pequenas empresas no estado, dos quais 77% afirmaram utilizar ao menos um canal digital para a promoção de suas vendas.  


Realizada com microempreendedores individuais (MEI), donos de microempresas (ME) e de empresas de pequeno porte (EPP), a 13ª edição da pesquisa “O Impacto da Pandemia de Coronavírus nos Pequenos Negócios” também quis saber dos empresários da Paraíba quais são as principais ferramentas de vendas utilizadas por eles e disponibilizadas aos clientes no universo digital.  


De acordo com os números contabilizados pela pesquisa, o aplicativo de mensagens WhatsApp é o mais utilizado (85%) pelos empreendedores da Paraíba, embora apenas 56% dos entrevistados utilizem a versão Business, criada exclusivamente para demandas e estratégias empresariais, com a disponibilização de funcionalidades específicas para esse tipo de atividade.  


Em seguida, a ferramenta mais citada pelos entrevistados da Paraíba foi a rede social Instagram, utilizada por 69% dos participantes para a realização de vendas. Por sua vez, o Facebook, que também é uma rede social, foi citado por 40% dos donos de pequenos negócios. Já os aplicativos de delivery, que se tornaram mais populares desde o início da pandemia, foram citados por apenas 7% dos entrevistados, mesmo percentual de participantes que afirmaram ter uma loja virtual própria para comercialização de seus produtos e serviços.  


Ao avaliar os dados da pesquisa, o gerente da Unidade de Relacionamento Digital do Sebrae Paraíba, João Jardelino, destacou que os desafios causados pela crise do coronavírus estimularam as empresas a encontrar novas soluções para se manterem ativas no mercado. “Diante dos desafios, as empresas precisaram encontrar soluções para levar os negócios adiante. Muitas delas precisaram se reinventar e o processo de digitalização foi uma das alternativas encontradas”, explicou João Jardelino. 


Ainda falando sobre a digitalização dos negócios, o gerente do Sebrae também enfatizou as novas oportunidades oferecidas pelo mercado. “Conectados 24 horas por dia e sete dias por semana, os novos consumidores buscam experiências que atendam aos seus desejos e expectativas de conexão, mobilidade e, acima de tudo, de agilidade nesse processo. É nesse contexto que surge uma grande oportunidade para as empresas, uma vez que, com o uso de ferramentas digitais, é possível criar uma experiência qualificada, bem como traçar estratégias mais eficazes para a conversão desse público”, pontuou João Jardelino, ao reforçar que a tendência de mercado para as empresas é o trabalho simultâneo com o físico e o digital. (Com assessoria). 

Relacionadas

Novas atualizações

Mais lidas