Empreendedorismo

Empreendedorismo: Paraíba contabiliza mais de 11 mil novos pequenos negócios no primeiro trimestre de 2022

Publicado em 12/04/2022 às 09:24
Por Redação

Levantamento, realizado pelo Sebrae, indica que a maior parte dos novos registros são de microempreendedores individuais (MEI) 


Acompanhando os efeitos provocados pelo arrefecimento da pandemia do coronavírus, o ambiente de negócios continua reagindo positivamente na Paraíba. É o que indica levantamento realizado pelo Sebrae Paraíba, que identificou, no primeiro trimestre de 2022, a abertura de 11.594 novos pequenos negócios optantes do Simples Nacional no estado, entre microempreendedores individuais (MEI), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP).  


De acordo com o levantamento, realizado pelo Sebrae a partir de dados disponibilizados pela Receita Federal, dos 11.594 novos negócios contabilizados no estado, 8.223 são microempreendedores individuais, que é a categoria criada há mais de 10 anos pelo governo federal para incentivar a formalização de profissionais autônomos.  


Já as microempresas e empresas de pequeno porte, segundo os números, foram responsáveis, nos últimos três meses, pela abertura de 3.371 novos negócios optantes do Simples Nacional. Com esse incremento dos últimos três meses, a Paraíba passou a ter 243.450 pequenos negócios optantes do Simples Nacional, distribuídos nas três categorias inclusas no regime de tributação. 


Para a gerente da Unidade de Gestão Estratégica e Monitoramento do Sebrae Paraíba, Ivani Costa, os dados do primeiro trimestre de 2022 refletem, entre outros aspectos e fenômenos, os pequenos negócios que surgem no mercado a partir da necessidade de novos empreendedores.  


“Historicamente, o empreendedorismo por necessidade tem sido a ‘modalidade’ que impulsiona o surgimento do maior número de negócios. Isso se deve a inúmeros fatores, entre eles a própria dinâmica do mercado, no que diz respeito à empregabilidade, com o aumento dos trabalhos temporários. Esse cenário faz com que o trabalhador busque opções melhores para manutenção de sua renda familiar e, com isso, encontre no empreendedorismo o caminho mais rápido”, explicou.  


Ainda conforme a gerente, independentemente de qual seja a motivação para começar um novo negócio, o planejamento e a capacitação continuam sendo indispensáveis no universo do empreendedorismo. “Vivemos um período em que não dá para entrar em um mercado tão competitivo sem o mínimo de informações básicas sobre o perfil dos clientes e sobre como se comporta a concorrência de cada segmento. Por essa razão, recomendamos aos novos empreendedores buscar fazer desde a análise inicial do seu negócio, passando até por uma cesta essencial de capacitações na área em que vai empreender”, acrescentou Ivani Costa. (Com assessoria).

Relacionadas

Novas atualizações

Mais lidas